Fatores críticos para a implantação do balanced scorecard: a visão de consultores organizacionais
Resumo
Partindo-se da premissa de que deveriam existir aspectos organizacionais que se configuram como promotores ou inibidores do processo de implantação do Balanced Scorecard, comuns às organizações que optam por essa ferramenta de gestão, este trabalho procurou entender os fatores críticos na condução desse processo. O estudo, baseado na fenomenografia, é de natureza reflexiva e fenomenológica. Além disso, caracteriza-se, simultaneamente, como bibliográfico, descritivo e exploratório. Por meio de uma pesquisa junto a consultores atuantes no Rio de Janeiro que haviam participado de projetos de construção e implantação do Balanced Scorecard, em empresas públicas ou privadas no Brasil, o estudo se propôs a identificar, a partir da percepção desses profissionais, quais seriam os fatores críticos para a implantação da ferramenta. A partir do emprego do método de análise de conteúdo, as entrevistas revelaram quatro categorias: o engajamento da liderança, a percepção de valor a partir da internalização dos conceitos da metodologia, o aprendizado contínuo e a intermediação externa exercida pelo consultor. Em função tanto da delimitação estabelecida para este estudo quanto de algumas questões observadas na pesquisa de campo, sugerem-se pesquisas futuras: investigar, de forma detalhada, a existência de alguma relação entre os fatores críticos de sucesso e a cultura organizacional; explorar a performance das pessoas após a implantação do Balanced Scorecard.
Palavras-chave: Balanced Scorecard, liderança, aprendizagem, vantagem competitiva, consultor.
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