Mudanças de práticas de contabilidade gerencial: aplicação da análise de discurso crítica no relatório da administração de empresa familiar
Resumo
O estudo objetiva verificar se as mudanças nas práticas de contabilidade gerencial podem ser identificadas no Relatório da Administração de uma empresa por meio da aplicação da Análise de Discurso Crítica. Esta pesquisa caracteriza-se como exploratória, com abordagem qualitativa, utilizando-se da Análise de Discurso Crítica, conforme preconizado por Fairclough (2003), para investigar os relatórios da administração de 1998 a 2007 de uma empresa familiar de capital aberto. Os resultados da pesquisa mostram que, na análise representacional do discurso, considerando o significado das palavras, os quatro estágios da contabilidade gerencial descritos pelo IMAP 1 (IFAC, 1998) foram identificados nos RA da empresa. Na análise representacional do discurso, considerando a interdiscursividade, verificou-se que a empresa apresentou apenas um discurso de liderança em seus RA. Na análise da representação dos atores sociais, como empregados e clientes, estes somente foram representados com ênfase nos RA em alguns períodos. Conclui-se que, na Análise do Discurso Crítica, tendo como referência as três formas do significado representacional, somente na análise do significado das palavras conseguiu-se identificar as mudanças nas práticas de contabilidade gerencial, uma vez que todos os estágios da contabilidade gerencial descritos no IMAP 1 (IFAC, 1998) foram identificados.
Palavras-chave: estágios evolutivos, contabilidade gerencial, análise de discurso crítica, relatóriosda administração.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo à Revista BASE o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista BASE acima explicitadas.