Mudanças na contabilidade gerencial: um modelo baseado em três diferentes modelos teórico
Resumo
Esse estudo objetiva apresentar e discutir um modelo teórico para estudar o processo de mudança na contabilidade gerencial. O estudo se baseia na nova sociologia institucional, na economia institucional tradicional e na perspectiva dialética. Especificamente, o modelo teórico combina três diferentes abordagens que explicam a mudança organizacional: abordagem de Dillard et al. (2004), a abordagem de Burns e Scapens (2000) e a abordagem de Seo e Creed (2002). Espera-se que essas abordagens sejam capazes de dar sustentação ao entendimento de “desencontros” complexos dos fatores inter-relacionados tanto no nível micro, quanto no nível macro que moldam as práticas de contabilidade gerencial. Com isso, essa abordagem irá ajudar a entender e explicar o processo de mudança na contabilidade gerencial que ocorre nas organizações.
Palavras-chave: mudança na contabilidade gerencial, nova sociologia institucional, economia institucional tradicional, perspectiva dialética.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo à Revista BASE o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista BASE acima explicitadas.