Qualidade é interpretacionismo: proposta de superação do possível viés contra pesquisas qualitativas em estratégia
Resumo
Este ensaio teórico tem o objetivo de apresentar a abordagem interpretacionista como uma opção promissora para o estudo de fenômenos organizacionais. Mais especificamente deseja-se propor uma alavancagem de rigor qualitativo-interpretacionista em estudos desenvolvidos em meio ao campo de administração estratégica, onde se percebe a predominância da corrente positivista, apesar do crescente argumento de se trabalhar com delineamentos mais explanativos. Portanto, algumas questões críticas para a evolução da pesquisa interpretacionista neste ramo de conhecimento são discutidas, culminando com a apresentação das dimensões que a estratégia adquire por essa abordagem. Os contornos da perspectiva da estratégia como prática, linha de estudos que se tem apresentado como novo direcionamento para os estudos de estratégia, são oferecidos de forma a integrar os argumentos para uma consideração de estratégia como atividade contextualizada, fluida e contínua. Para finalizar discorre-se sobre a adoção de novas expectativas e pressuposições condizentes com a tradição interpretacionista como uma forma de responder ao distanciamento entre teoria e prática, desafio histórico no campo da administração estratégica.
Palavras-chave: estratégia, interpretacionismo, epistemologia, estratégia como prática.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo à Revista BASE o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista BASE acima explicitadas.