Progresso da economia circular no Brasil: Quais são os principais desafios na cadeia de embalagens?
DOI:
https://doi.org/10.4013/base.2024.214.07%20%20Palavras-chave:
Gestão de Cadeias de Suprimentos, Logística Reversa, Economia Circular, Gestão de resíduos, países em desenvolvimentoResumo
A inclusão de práticas ligadas à Economia Circular no gerenciamento de resíduos sólidos apresentam resultados positivos em algumas partes do mundo. Por isso, este trabalho analisou os desafios para se institucionalizar a Economia Circular de embalagens no Brasil. Trata-se de uma pesquisa aplicada, de abordagem qualitativa e com objetivo descritivo. Este estudo de caso realizou análise documental e entrevistas em profundidade com base em um roteiro semiestruturado. Foram entrevistados 53 (cinquenta e três) stakeholders do setor de embalagens. A técnica snowball foi utilizada para definir a amostra e o software NVivo® auxiliou na análise de conteúdo. As barreiras desta transição foram apresentadas e discutidas de acordo com a literatura já publicada, entre outros desafios listam-se: A falta conhecimento/engajamento no consumidor; a falta de infraestrutura logística; a bitributação de materiais; o greenwashing; a falta de internalização dos custos de transição nos custos de produção; a falta de fiscalização; a falta de vontade política e lobbies existentes. Por fim, são evidenciadas as limitações e sugere-se pesquisas futuras, bem como são destacadas as contribuições teóricas e gerenciais da presente pesquisa.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo à Revista BASE o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista BASE acima explicitadas.