Social Impacts in the Supply Chain of a Cement Industry

a case study under the lens of Paradox Theory

Authors

DOI:

https://doi.org/10.4013/base.2024.213.04

Keywords:

Social Impacts, Mineral Supply Chain, Cement Industry, Tensions and Paradoxes of Sustainability

Abstract

Social impacts have been discussed within the mining supply chain. To research the complexity of the mineral supply chain (SC), which involves the sustainability of mineral resources and related products, the paradox perspective is adequate, as it offers an opportunity to deepen the nature of tensions and how to manage them to advance sustainability. The cement industry is part of the mineral industry and is fundamental to the socioeconomic development of countries. This study investigates: How do the social impacts of the process of closing an operation in the mineral SC occur? To answer this question, we investigate the source of such impacts and their relationship with the tensions and paradoxes of sustainability, from the perspective of the local community. A case study was conducted, with interviews, observation, and document analysis. The results present emerging categories of social impact in the post-closure context. The study presents the interaction between social impact and paradoxical tensions, which highlights the power disparity between agents. In addition, it demonstrates the types of tensions that generate social impact between the main actors: the focal company, the supply chain, the government, and the community.

Author Biographies

Selma, Centro Universitário FEI

Mestre em Administração pelo Centro Universitário FEI – Fundação Educacional Inaciana Pe. Sabóia de Medeiros – São Paulo – SP; Graduação em Pedagogia com Habilitações em: Administração Escolar e Supervisão Escolar – Faculdades de Filosofia Ciências e Letras Tibiriçá – São Paulo – SP; Formação Coach Educacional – São Paulo – SP; Pós Graduação em Psicopedagogia do Acompanhamento Formativo – UNOESC – PR; Pós Graduação em Administração Escolar – Uniban – São Paulo – SP; Pós-graduação em Ensino Religioso – Faculdades Claretianas – São Paulo – SP; Pós-graduação em Ensino Superior – Uniban – São Paulo – SP; Graduação em Filosofia e Teologia (incompleto) – Faculdade Nossa Senhora da Assunção – São Paulo – SP; Técnico Contábil – SP – No: 1SP194425/O-9 – Colégio José de Anchieta – São Paulo – SP; Curso Magistério – Formação de professores para Educação Infantil e Ensino Fundamental I – Escola Cenecista de I e II Graus Santa Cruz – Taquarana – AL. Atuação na área da educação há 37 anos nos seguintes segmentos: na docência da Educação Infantil e Fundamental I e diretora escolar por 16 anos; Atuação na área administrativa, em serviços diversos na tesouraria e secretaria; administração escolar e no Conselho Administrativo da Congregação das Irmãs de São Francisco da Providência de Deus. Membro do Conselho Estadual da ANEC/SP e membro da Diretoria Nacional da ANEC.

Samara de Carvalho Pedro, Centro Universitário FEI

Doutora em Administração pelo Centro Universitário FEI. Mestra em Administração pela Universidade Nove de Julho com experiência internacional pelo Institut dadministration des Entreprises de Grenoble, IAE GRENOBLE, França. Certificada pela FEA-USP em Análise Preditiva de Dados. Co-editora Executiva da RAEP (A3) Revista de Administração: Ensino e Pesquisa. Assessora Executiva da Associação Nacional dos Cursos de Graduação em Administração. Professora Orientadora do MBA USP/Esalq. Representante Municipal do CRA-SP. Coordenadora de Comunicação e Marketing e Projetos Socioambientais. Tem atuado com pesquisas voltadas à Sustentabilidade e Comportamento Verde.

Jacques Demajorovic, Centro Universitário FEI

Graduado em Economia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1986), mestre em Administração Pública e Governo pela Fundação Getúlio Vargas - SP (1994) e doutor em Educação pela Universidade de São Paulo (2000). Foi coordenador do Curso e professor titular do Centro Universitário Senac. Foi coordenador dos Cursos de Tecnologia em Gestão Ambiental (2001-2003) e do curso de Bacharelado em administração da Linha de Formação Específica em Gestão Ambiental e professor do Mestrado em Sistemas Integrados de Gestão do Centro Universitário Senac (2003-2009). Atualmente é professor do Programa de Pós-Graduação em Administração do Centro Universitário FEI, atuando na linha de Pesquisa em Sustentabilidade. Atua desde 1990 na área ambiental desenvolvendo projetos nas áreas de resíduos sólidos, ecoeficiência, planejamento e gestão ambiental. Suas linhas de pesquisa incluem projetos sobre logística reversa, educação e inovação para sustentabilidade, turismo e sustentabilidade e licença social para operar e impactos sociais da mineração. É autor dos seguintes livros: Sociedade de risco e responsabilidade socioambiental: perspectivas para a educação corporativa, Modelos e ferramentas de gestão ambiental: desafios e perspectivas para as organizações, Coleta seletiva com inclusão social e Cadeia de reciclagem: um olhar para os catadores. Em 2012, foi vencedor do Prêmio Santander Práticas de Educação para Sustentabilidade pela inserção da sustentabilidade nos cursos de graduação em Administração. Em 2014, foi contemplado com a Bolsa de Pesquisa Santander Universidades para realização de Pós-doutorado na Universidade de Alicante. É professor colaborador do Programa de Ciências Ambientais/IEE/USP, professor Colaborador do Departamento de Sociologia da Universidad de Alicante/Espanha e foi editor científico da Revista de Gestão Social e Ambiental - RGSA (2013-2019) classificada como A3 no sistema Qualis. Atualmente coordena dois grupos de pesquisa no CNPQ, sendo um dedicado à Logística reversa e o outro à Licença Social para Operar no setor de mineração. Em 2016, teve projeto de pesquisa aprovado no Edital Vale para desenvolvimento da pesquisa "Fatores determinantes da licença para operar e métrica de avaliação do nível de aceitação social por parte das comunidades locais. Em 2022 teve aprovado o projeto Licença Social para Operar e vulnerabilidade: uma proposta de integração da dimensão social nos processos de fechamento de minas para a transição pós-mineração Edital Universal - Grupos Emergentes do CNPQ. Em 2023 foi incluido no Ranking World Top 100 Business Managment/Business Administration Scientist in Brazil.

Downloads

Published

2024-11-11

Issue

Section

Articles