Práticas de controle de gestão e sua influência na capacidade de inovação em startups no Rio Grande do Sul: Um estudo de caso múltiplo
DOI:
https://doi.org/10.4013/base.2024.212.02Palavras-chave:
Controle de gestão, Capacidade de inovação, Estudo de casoResumo
Este estudo tem por objetivo analisar a influência das práticas de controle de gestão na capacidade de inovação de startups no Rio Grande do Sul. Para tanto, propõe-se: identificar as práticas de controle de gestão utilizadas pelos empreendedores e identificar a influência das práticas de controle de gestão na capacidade de inovação das startups do Rio Grande do Sul. Para isso, foi realizado um estudo de abordagem qualitativa, objetivos de forma descritiva, procedimentos de coleta através de um estudo de caso em 3 startups: Empresa A, B e C, por uma triangulação de dados obtidos em entrevistas, aplicação de questionários e coleta de informações nas páginas da internet. A seleção das empresas se deu através de amostragem por julgamento, buscou-se pequenas empresas consideradas inovadoras do setor de serviços, com faturamento acima do esperado, faturamento desejado e sem faturamento, para representação em diferentes situações. Os resultados demonstraram as práticas utilizadas por cada empresa, após, foi identificado a influência das práticas utilizadas na capacidade de inovação baseado na triangulação dos dados obtidos. Sob um aspecto geral, a Empresa B demonstrou uma maior preocupação nas diferentes categorias para controle gerencial, assim como na demonstração da capacidade de inovação diante das afirmativas aplicadas em questionário, apesar de não ter faturamento. Do mesmo modo, a Empresa C demonstrou o menor nível de importância às categorias e também menor capacidade de inovação apesar de ser uma empresa com faturamento satisfatório.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo à Revista BASE o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista BASE acima explicitadas.