DESASTRE AMBIENTAL EM BRUMADINHO: AVALIAÇÃO DO IMPACTO SOBRE A REPUTAÇÃO DA VALE S.A.
DOI:
https://doi.org/10.4013/base.2024.212.01Palavras-chave:
Business reputation, Brumadinho dam, Vale S.AResumo
A empresa Vale do Rio Doce foi criada em 1942 como sociedade anônima de economia mista, sendo privatizada no ano de 1997. A companhia opera em 30 países produzindo níquel, carvão, cobre, manganês, ferroligas, minério de ferro e pelotas. Em 2019, uma barragem da mineradora, no município de Brumadinho, rompeu e causou um dos maiores desastres ambientais do Brasil, o que pode afetar a reputação da empresa e sua legitimação perante a sociedade para continuar existindo. O objetivo geral deste trabalho é analisar o reflexo do rompimento da barragem sobre a reputação da empresa. O estudo é dedutivo, descritivo, comparativo, quantitativo, estudo de caso e documental, analisando a reputação da empresa cinco dimensões (mídia, academia, empresa, sociedade e pela fronteira das duas últimas). Os achados mostraram uma sinergia entre as dimensões, sendo que em todas elas se observou um comportamento de que nos anos anteriores ao desastre, a companhia possuía uma reputação que garantia sua legitimidade e, no ano de 2019, essa reputação foi afetada, mas a comunicação organizacional da mineradora conseguiu recuperar sua reputação e manter a legitimidade para continuar operando.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo à Revista BASE o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista BASE acima explicitadas.