Determinantes do Uso Corporativo das Mídias Sociais do Facebook e Twitter

Autores

  • Mikaéli da Silva Giordani Universidade Regional de Blumenau
  • Nelson Hein Universidade Regional de Blumenau

DOI:

https://doi.org/10.4013/base2022.192.04

Palavras-chave:

Determinantes Contábeis, Mídias Sociais, Facebook, Twitter

Resumo

A tecnologia impulsionou a criação de novas fontes de informação, como por exemplo, blogs, sites e redes sociais, mudando assim, o processo pelo qual a comunicação ocorre no mercado. As mídias sociais constituem-se como ferramentas importantes, pois, possibilitam a divulgação de informações financeiras pelas empresas e aquisição das mesmas pelos investidores. Diante disso, o presente estudo objetivou evidenciar a relação entre as características contábeis das empresas e a adoção e divulgação de informações financeiras no Facebook e Twitter. Para isso, realizou-se uma pesquisa documental, descritiva e com abordagem quantitativa dos dados. A população correspondeu as empresas listadas na B3, e a amostra constituiu-se em 234 empresas, durante os anos de 2013 a 2017. Para análise dos dados realizou-se teste de médias, correlação e regressão Logística. Os resultados demonstraram que a alavancagem, o tamanho, o market-to-book e a idade da empresa são determinantes do uso das mídias sociais do Facebook e do Twitter. Resultados distintos são verificados em relação ao retorno sobre os ativos e ao retorno sobre o patrimônio líquido, no qual o primeiro constitui-se como determinante da adoção do Facebook e o segundo do Twitter. Quanto a divulgação de informações financeiras no Facebook e Twitter, o tamanho e a idade da empresa apresentaram como determinantes da decisão de divulgação. O estudo contribui para a literatura ao investigar características contábeis das empresas que utilizam mídias sociais e que publicam informações financeiras nas mesmas. Adicionalmente, contribui para os gestores, ao constatar que o Facebook e Twitter, estão sendo utilizados para fins corporativos, e para os investidores e demais interessados na organização, ao demonstrar que podem utilizar esses canais para acompanhar a empresa, coletar dados e trocar informações.

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Publicado

2022-06-08

Edição

Seção

Artigos