Eficiência financeira das cooperativas de crédito rural no Brasil entre 2012 a 2019

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.4013/base.%202022.193.04

Palabras clave:

Cooperativas de Crédito Rural, DEA, Eficiência Financeira

Resumen

As cooperativas de crédito rural são preponderantes na oferta de crédito e serviços financeiros para o agronegócio brasileiro. Apesar da relevância, poucos estudos buscaram compreender o desempenho econômico destas instituições. Neste sentido, este trabalho tem como objetivo analisar a eficiência financeira das cooperativas de crédito rural no Brasil, buscando avaliar se a concorrência ou questões regionais podem influenciar nesta questão. Para isto, utiliza-se o modelo de programação linear não paramétrico da Análise Envoltória de Dados (DEA) com retornos variáveis de escala (VRS) e orientada a output, considerando o período entre 2012 a 2019. Constata-se que frequência média anual das cooperativas de crédito rural eficientes financeiramente é de no mínimo 62% das DMUs, com tendência de crescimento ao longo do período, em especial após 2017. Com base nos aspectos regionais, a Região Sul possui o maior número de cooperativas eficientes, independente do porte. Já no Nordeste e Sudeste, predominam-se cooperativas de porte micro e grande, respectivamente, entre as eficientes. Pode-se apontar, ainda, que as cooperativas financeiramente eficientes estão localizadas nas regiões em que há maior concorrência e naquelas em que a atividade agropecuária é mais dinâmica e tradicionalmente presente.

Biografía del autor/a

Daniel Henrique Dario Capitani, Universidade Estadual de Campinas/Professor Doutor

Docente da Faculdade de Ciências Aplicadas da Universidade Estadual de Campinas (FCA/UNICAMP). Coordenador do curso de graduação em Administração e docente permanente do Programa de Pós Graduação em Administração da mesma instituição / docente colaborador do programa de Pós Graduação em Planejamento de Sistemas Energéticos na FEM/UNICAMP.

Nayara Regina Cavinato, Universidade Estadual de Campinas

Administradora e Mestre em Administração pela Faculdade de Ciências Aplicadas da Universidade Estadual de Campinas (FCA/UNICAMP).

Publicado

2022-09-30