Moderação das Alianças Estratégicas na Relação entre Capacidade Absortiva e Inovação

Autores/as

  • Givanildo Silva Universidade Comunitária da Região de Chapecó - Unochapecó
  • Gabriela Bertoletti Johann Universidade Comunitária da Região de Chapecó - Unochapecó
  • Gérson Tontini Universidade Regional de Blumenau - Furb
  • Mohamed Amal Universidade Regional de Blumenau - Furb

DOI:

https://doi.org/10.4013/base.2021.181.06

Palabras clave:

Aliança estratégica, Capacidade absortiva, Inovação tecnológica, Inovação em gestão.

Resumen

Objetivo: analisar a moderação da aliança estratégica na relação entre a capacidade absortiva e a inovação. Originalidade: trata de questões não respondidas sobre a dinâmica entre a capacidade absortiva e a inovação com a moderação das alianças estratégicas, permitindo compreender a influência da capacidade absortiva sobre a inovação em tecnologia e de gestão nas companhias brasileiras de capital aberto. Método: pesquisa descritiva, por meio de levantamento, de abordagem quantitativa e com corte transversal. A coleta de dados considerou empresas brasileiras de capital aberto inscritas na Comissão de Valores Mobiliários em 2015, com amostra final de 107 companhias. A análise considerou as variáveis de capacidade absortiva: aquisição, assimilação, transformação e aplicação; inovação tecnológica: custos, Pesquisa e Desenvolvimento e processos; inovação em gestão: organizacional, estrutura e marketing e; capacidade de aliança estratégica: processos de gestão, informações e tomada de decisões. O método de análise de regressão linear múltipla, com efeito moderador nas variáveis independentes, mudando a força e/ou a direção de uma relação entre duas variáveis no modelo. Resultados: foram encontradas relações positivas entre a capacidade absortiva e inovação, quando moderadas pelas alianças estratégicas nacionais e internacionais. Conclui-se que as alianças estratégicas podem ser moderadoras e influenciar a relação entre a capacidade absortiva e a inovação nas companhias.

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Publicado

2021-04-20

Número

Sección

Articles