A TI Verde e o correto portfólio de projetos sustentáveis
DOI:
https://doi.org/10.4013/base.2021.181.05Palavras-chave:
Índices de Sustentabilidade, Desenvolvimento Sustentável, Critérios, Gestão de Projetos e Portfolio, TI VerdeResumo
O desenvolvimento sustentável no setor de tecnologia da informação é conhecido como TI Verde. Considerando a necessidade de gerar projetos de TI consistentes e sustentáveis, este artigo apresenta um estudo sobre como os critérios de TI Verde são usados na seleção de portfólio de projetos de infraestrutura de tecnologia da informação. O método utilizado foi o estudo de caso múltiplos, caracterizados por uma avaliação qualitativa. O objeto deste trabalho foi composto por empresas sustentáveis cujas ações são negociadas em bolsa, considerando índices de sustentabilidade. Além de analisar o processo de gerenciamento de portfólio de projetos, este trabalho identificou dez critérios que podem ser usados para selecionar projetos de tecnologia da informação. Descobrimos que esses critérios não são geradores de custos, mas atuam no tripé de redução de custos, manutenção ou melhoria de desempenho e sustentabilidade.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo à Revista BASE o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista BASE acima explicitadas.