Determinantes do Processo de Evasão de Estudantes dos Cursos Stricto Sensu em Contabilidade no Brasil

Authors

  • Victor Hugo Pereira Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG
  • Jacqueline Veneroso Alves da Cunha Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG
  • Bruna Camargos Avelino Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG
  • Edgard Bruno Cornacchione Junior Universidade de São Paulo – USP

DOI:

https://doi.org/10.4013/base.2021.184.05

Keywords:

Evasão, Educação, Stricto Sensu, Estudantes

Abstract

Este estudo teve como objetivo geral identificar quais são os fatores determinantes do processo de evasão de estudantes dos cursos de pós-graduação stricto sensu em Contabilidade no Brasil. A plataforma teórica discutiu teorias que buscam fundamentar o fenômeno da evasão universitária utilizando-se de modelos. Dentre elas, destacam-se as desenvolvidas por Tinto (1975, 1993, 1997), Spady (1970, 1971) e Bean (1980). A amostra analisada foi de 619 pós-graduandos dos cursos de pós-graduação stricto sensu em Contabilidade. A análise envolveu duas etapas. Na primeira, foi utilizada estatística descritiva para caracterizar a amostra e descrever um perfil dos pós-graduandos. Na sequência, foi estimado um modelo de regressão logística, para verificar os fatores determinantes da probabilidade de evasão de estudantes dos cursos stricto sensu em Contabilidade. Como principais resultados constatou-se que estudantes com maiores probabilidades de evadir dos cursos stricto sensu de Contabilidade no Brasil são aqueles não bolsistas, com interstício de 12 meses desde o curso anterior e relativamente jovens.

Published

2021-12-16

Issue

Section

Articles