Análise da Curva de Juros Reais no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.4013/base.2021.184.04Palavras-chave:
ETTJ, Extrapolação, Taxas à Vista, Taxas a Termo, Juros ReaisResumo
Este trabalho analisa o histórico da estrutura a termo de juros reais, obtida através do modelo de Svensson e disponibilizada pela Associação Brasileira das Entidades do Mercado Financeiro e de Capitais (ANBIMA). Tal curva é de grande valia no mercado e possui diversas aplicações, tais como a realização de teste de adequação de passivos para a indústria seguradora, estimativa da inflação esperada (IPCA) ou mesmo a marcação de títulos a mercado. A partir de uma análise histórica, considerando dados diários de fechamento de 21/09/2009 a 28/06/2019, identificamos algumas discrepâncias que precisam ser reconhecidas e discutidas. Há uma sensibilidade exagerada do modelo a períodos de instabilidade política e erros não desprezíveis na estimativa de taxas de curto prazo, bem como uma volatilidade exagerada nas taxas de longo prazo. Tais observações sugerem cautela aos entes do mercado que utilizam a curva. Existem variações abruptas nos parâmetros, bem como taxas de curtíssimo prazo negativas muitas vezes, algo totalmente fora da realidade brasileira. Foram observadas também taxas com volatilidade acima do previsto em teoria, trazendo incertezas para os participantes do mercado.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo à Revista BASE o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista BASE acima explicitadas.