Estilos Motivacionais dos Professores de Ciências Contábeis

Autores

  • Mirian Oliveira Cruz Universidade Federal de Uberlândia – UFU
  • Gilberto José Miranda Universidade Federal de Uberlândia – UFU
  • Edvalda Araujo Leal Universidade Federal de Uberlândia – UFU

DOI:

https://doi.org/10.4013/base.2021.183.04

Palavras-chave:

Motivação, Teoria da Autodeterminação, Autonomia discente.

Resumo

A motivação é essencial para o envolvimento dos estudantes com o ensino, podendo o professor ser protagonista nesse processo por meio do controle ou da promoção de autonomia em sala de aula. Este estudo teve como objetivo identificar os estilos motivacionais de professores de Ciências Contábeis no Brasil por intermédio do instrumento de avaliação denominado Problems in School que foi elaborado por Deci et al. (1981) e revisado e validado por Bzuneck e Guimarães (2007). Para alcançar esse objetivo, o questionário foi aplicado a uma amostra de 182 docentes atuantes no curso de Ciências Contábeis. A estatística descritiva revelou a preferência dos docentes por estratégias de promoção de autonomia. Ao analisar os estilos motivacionais, considerando o gênero, constatou-se, por meio de testes de diferença de médias (Mann-Whitney U), que as mulheres se apresentam significativamente mais promotoras de autonomia que os homens. Também foi constatado que os docentes que tem formação continuada tendem a apresentar estilos motivacionais com maior nível de autonomia que os demais. Esses resultados reforçam a necessidade de formação pedagógica inicial e continuada dos docentes que atuam na área contábil.

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Publicado

2021-10-14

Edição

Seção

Artigos