Estilos Motivacionais dos Professores de Ciências Contábeis
DOI:
https://doi.org/10.4013/base.2021.183.04Palavras-chave:
Motivação, Teoria da Autodeterminação, Autonomia discente.Resumo
A motivação é essencial para o envolvimento dos estudantes com o ensino, podendo o professor ser protagonista nesse processo por meio do controle ou da promoção de autonomia em sala de aula. Este estudo teve como objetivo identificar os estilos motivacionais de professores de Ciências Contábeis no Brasil por intermédio do instrumento de avaliação denominado Problems in School que foi elaborado por Deci et al. (1981) e revisado e validado por Bzuneck e Guimarães (2007). Para alcançar esse objetivo, o questionário foi aplicado a uma amostra de 182 docentes atuantes no curso de Ciências Contábeis. A estatística descritiva revelou a preferência dos docentes por estratégias de promoção de autonomia. Ao analisar os estilos motivacionais, considerando o gênero, constatou-se, por meio de testes de diferença de médias (Mann-Whitney U), que as mulheres se apresentam significativamente mais promotoras de autonomia que os homens. Também foi constatado que os docentes que tem formação continuada tendem a apresentar estilos motivacionais com maior nível de autonomia que os demais. Esses resultados reforçam a necessidade de formação pedagógica inicial e continuada dos docentes que atuam na área contábil.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo à Revista BASE o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista BASE acima explicitadas.