O PARADIGMA DA ECONOMIA CIRCULAR NA CONSERVAÇÃO PATRIMONIAL DO SUL DO CHILE
DOI:
https://doi.org/10.4013/arq.2021.171.05Resumo
A mudança para um paradigma de economia circular deve ser estabelecida mediante a implementação de diferentes ações e estratégias de tomada de decisão que geralmente são apoiadas pela sobreposição de dinâmicas sustentáveis criadas pelo encontro das abordagens natural, econômica, humana e cultural. Esta nova abordagem para a gestão do patrimônio cultural requer conhecimento científico de múltiplas disciplinas para decidir sobre uma ação específica. O estudo considera um total de 26 variáveis relacionadas com o patrimônio construído, a vulnerabilidade física dos edifícios e os riscos exteriores ao qual estão submetidos. Além disso, desenvolve um índice de degradação funcional para os edifícios estudados. Essas informações ajudam a ampliar o conhecimento existente sobre o processo de tomada de decisão na gestão de um conjunto de edifícios patrimoniais na América do Sul. Um total de 20 edifícios de madeira, localizados em Valdivia (sul do Chile), foram examinados por inspeção visual no local. Os edifícios foram classificados em termos de prioridade segundo sua funcionalidade intrínseca. Esses tipos de abordagens são novas contribuições para a área da sustentabilidade na gestão do patrimônio cultural, que inclui uma integração equilibrada de desempenho tecnológico, ambiental, econômico, social, governamental e comportamental.
Keywords: Economia circular, gestão, degradação funcional, patrimonio, Chile.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Arquiteturarevista o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Também me responsabilizo integralmente pelos direitos autorais de imagens, fotos e dados incluídos no trabalho submetido. Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo e de seus dados e imagens.
Me responsabilizo pela aprovação junto aos conselhos de ética específicos para cada fim, sempre que necessário.