RETROFIT ENERGÉTICO EM UM EDIFÍCIO HISTÓRICO EM PELOTAS, RS, SEGUNDO O RTQ-C E A ENERPHIT

Autores

  • Amanda Rosa de Carvalho Laboratório de Conforto e Eficiência Energética, Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo - PROGRAU, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade Federal de Pelotas.
  • Eduardo Grala da Cunha Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Departamento de tecnologia da Construção
  • Ana Lucia Costa de Oliveira

DOI:

https://doi.org/10.4013/arq.2021.171.04

Resumo

A cidade de Pelotas possui 1.700 prédios inventariados pelo município, tendo no seu centro um grande acervo de prédios históricos. É de suma importância criar mecanismos de incentivo para evitar degradamento por abandono. Um desses mecanismos é o retrofit energético, pois além de revitalizar a edificação, também melhora o nível de conforto térmico de seus usuários. Este estudo teve como objeto o retrofit em uma edificação histórica comercial do séc. XIX de Pelotas, RS. Para comparar o desempenho energético da edificação antes e após o retrofit, foram adotados como parâmetros o RTQ-C (Requisitos técnicos para o nível de eficiência energética de edificações comerciais, de serviços e públicas) e a certificação alemã EnerPHit Standard. As simulações computacionais foram realizadas com o software EnergyPlus, observando possíveis medidas de otimização do nível de desempenho da edificação de modo a preservar a fachada e a volumetria do edifício. Em seguida, avaliou-se o custo destas modificações e o tempo de retorno do investimento. Por fim, contatou-se que é possível realizar o retrofit energético em um edifício histórico sem alterar os elementos arquitetônicos de sua fachada obtendo níveis elevados de eficiência energética e conforto térmico.

Palavras-chave: Desempenho termoenergético, Patrimônio histórico, Revitalização da edificação.

Biografia do Autor

Amanda Rosa de Carvalho, Laboratório de Conforto e Eficiência Energética, Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo - PROGRAU, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade Federal de Pelotas.

Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Pelotas (2017). Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em Arquitetura e Urbanismo, atuando principalmente nos seguintes temas: nzeb, Portugal, diretiva, desempenho energético, arquitetura sustentável, Standard Enerphit, RTQ-C, conforto e sustentabilidade no ambiente construído. Mestranda em Arquitetura e Urbanismo, no Programa de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo (PROGRAU), na Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Já realizou estágio docente na disciplina de Instalações elétricas no curso da FAURb (UFPel).

Eduardo Grala da Cunha, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Departamento de tecnologia da Construção

so de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Passo Fundo, UPF. Ex Vice-Diretor e docente da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, FAURB/UFPel. Graduado em Arquitetura e Urbanismo (1994), Especialização (1995), Mestre (1999), Doutor (2005) em Arquitetura pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS. Pós-Doutorado (2008) pela Universidade de Kassel, Alemanha. Consultor ad hoc do CNPq, da CAPES, da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas, Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco. Membro de comite de assessoramento do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia. É revisor dos periódicos Arquitextos, PARC, Revista Brasileira de Ciências Ambientais, Ambiente Construído, Revista Tecnologia e Sociedade, Journal of Civil Engineering and Architecture, Oculum Ensaios e Revista de Arquitetura da IMED. Líder do Grupo de Pesquisa Tecnologia e Gestão do Ambiente Construído, PROGRAU/LABCEE, atuando principalmente nos seguintes temas: desempenho térmico e eficiência energética. Bolsista Produtividade CNPq Nível 2.

Downloads

Publicado

2021-01-20

Como Citar

Carvalho, A. R. de, Cunha, E. G. da, & Oliveira, A. L. C. de. (2021). RETROFIT ENERGÉTICO EM UM EDIFÍCIO HISTÓRICO EM PELOTAS, RS, SEGUNDO O RTQ-C E A ENERPHIT. Arquitetura Revista, 17(1), 54–72. https://doi.org/10.4013/arq.2021.171.04

Edição

Seção

Artigos