RETROFIT ENERGÉTICO EM UM EDIFÍCIO HISTÓRICO EM PELOTAS, RS, SEGUNDO O RTQ-C E A ENERPHIT
DOI:
https://doi.org/10.4013/arq.2021.171.04Resumo
A cidade de Pelotas possui 1.700 prédios inventariados pelo município, tendo no seu centro um grande acervo de prédios históricos. É de suma importância criar mecanismos de incentivo para evitar degradamento por abandono. Um desses mecanismos é o retrofit energético, pois além de revitalizar a edificação, também melhora o nível de conforto térmico de seus usuários. Este estudo teve como objeto o retrofit em uma edificação histórica comercial do séc. XIX de Pelotas, RS. Para comparar o desempenho energético da edificação antes e após o retrofit, foram adotados como parâmetros o RTQ-C (Requisitos técnicos para o nível de eficiência energética de edificações comerciais, de serviços e públicas) e a certificação alemã EnerPHit Standard. As simulações computacionais foram realizadas com o software EnergyPlus, observando possíveis medidas de otimização do nível de desempenho da edificação de modo a preservar a fachada e a volumetria do edifício. Em seguida, avaliou-se o custo destas modificações e o tempo de retorno do investimento. Por fim, contatou-se que é possível realizar o retrofit energético em um edifício histórico sem alterar os elementos arquitetônicos de sua fachada obtendo níveis elevados de eficiência energética e conforto térmico.
Palavras-chave: Desempenho termoenergético, Patrimônio histórico, Revitalização da edificação.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Arquiteturarevista o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Também me responsabilizo integralmente pelos direitos autorais de imagens, fotos e dados incluídos no trabalho submetido. Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo e de seus dados e imagens.
Me responsabilizo pela aprovação junto aos conselhos de ética específicos para cada fim, sempre que necessário.