AVALIAÇÃO COMPARATIVA DA COMPATIBILIDADE EM CASAS IRANIANAS REUTILIZADAS DA ERA QAJAR
DOI:
https://doi.org/10.4013/arq.2021.171.03Resumo
A reutilização de edifícios patrimoniais com uma função compatível oferece oportunidade de sustentar seu significado patrimonial. Nesse sentido, as casas tradicionais listadas em Tabriz, como uma das cidades históricas do Irã, desempenham um papel importante na apresentação dos valores do patrimônio cultural. A privacidade como um aspecto intangível da cultura, além de fatores físicos e socioculturais, desempenhou um papel importante na organização espacial das casas tradicionais iranianas e formou a hierarquia de acesso nos espaços interiores. O objetivo deste estudo é avaliar a continuidade ou descontinuidade de espaços interiores em estados originais e reutilizados de casas tradicionais listadas em Tabriz da Era Qajar, para contribuir para um melhor entendimento da compatibilidade de novas funções com o edifício existente. A metodologia da pesquisa baseia-se em levantamento bibliográfico para definição das funções originais e observação de espaços interiores para definição das funções atuais de cada espaço. Além disso, as abordagens analíticas da 'metodologia de sintaxe espacial' são usadas para alcançar a hierarquia de acesso na organização espacial das casas. As conclusões são derivadas da comparação do "valor relativo da profundidade" como um reflexo da privacidade; e "valor de integração" como reflexo da acessibilidade nos dois estados.
Palavras-chave: Espaço interior residencial, conservação arquitetônica, método de sintaxe espacial, organização espacial, hierarquia espacial.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Arquiteturarevista o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Também me responsabilizo integralmente pelos direitos autorais de imagens, fotos e dados incluídos no trabalho submetido. Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo e de seus dados e imagens.
Me responsabilizo pela aprovação junto aos conselhos de ética específicos para cada fim, sempre que necessário.