A PRÁTICA DA TESSELAÇÃO: RACIONALIZAÇÃO CONSTRUTIVA DE PAINÉIS ARQUITETÔNICOS COMPLEXOS

Autores

  • Fábio Lima Universidade Federal de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.4013/arq.2021.171.01

Resumo

A técnica mais usual para tornar exequíveis painéis resultantes de geometrias complexas advindas de superfícies arquitetônicas irregulares tem sido a tesselação. Essa técnica de divisão de polígonos viabiliza a execução de painéis para fachadas, estruturas espaciais, brises, elementos decorativos, etc. A divisão objetiva a formação de peças planas, sem distorções estéticas e com relativa perda de suavidade da formação inicial. Essa divisão não pode ser arbitrária, já que o conjunto de formas deve estar preferencialmente dentro de um número finito e mais facilmente determinável. São realizados os seguintes ensaios: estudo da abordagem inicial da tesselação, operação de discretizar, análise gaussiana, operação de otimizar e, por fim, legitimação do resultado. Essas ações tornam adequadas a construção da forma irregular arquitetônica (variável em relação à escala), simplificando formas geométricas em níveis muito específicos. Os resultados da pesquisa apresentam reflexões no sentido de tornar realizável a construção das superfícies complexas, organizando a subdivisão em etapas, para garantir satisfatória exequibilidade: facilidade de execução das peças, logística de manuseio e transporte, compatibilização entre a estrutura e a vedação, execução no local.


Palavras Chave: subdivisão de superfícies, adequação construtiva, superfícies de formas livres.

Biografia do Autor

Fábio Lima, Universidade Federal de Goiás

Doutor em Arquitetura e Urbanismo, UNB (2015), mestre em Cultura Visual, UFG (2006), bacharel em Arquitetura e Urbanismo, UCG (2000). É professor adjunto na FAV/UFG, com experiência na área de Comunicação Visual e Projetos de Arquitetura, ocupando as disciplinas de Projeto na Arquitetura e Urbanismo, Processos de Criação e Fabricação Digital e Informática Aplicada à Arquitetura e Urbanismo. Investiga os recursos das novas tecnologias que vem sendo utilizadas na produção da arquitetura e urbanismo contemporâneos, dos problemas que envolvem a construção das linguagens formais, suas representações, e suas respectivas inserções sociais e culturais. As pesquisas se enveredam também nos processos de projeto, as distintas soluções plásticas, estruturais e funcionais que vem sendo dadas a um grande número de edificações complexas, assim como suas várias relações com outras áreas do conhecimento humano.

Downloads

Publicado

2021-01-20

Como Citar

Lima, F. (2021). A PRÁTICA DA TESSELAÇÃO: RACIONALIZAÇÃO CONSTRUTIVA DE PAINÉIS ARQUITETÔNICOS COMPLEXOS. Arquitetura Revista, 17(1), 01–16. https://doi.org/10.4013/arq.2021.171.01

Edição

Seção

Artigos