A VIGA VIERENDEEL: PASSADO E PRESENTE DE UMA TIPOLOGIA INOVADORA
DOI:
https://doi.org/10.4013/arq.2019.151.11Resumo
No final do século XIX, o engenheiro belga Jules Arthur Vierendeel registou a patente de um novo tipo de viga. Isto seria mais tarde mais conhecido como a armação de Vierendeel. Caracteriza-se pela falta de elementos diagonais do quadro, algo que pareceria contradizer as condições de estabilidade e equilíbrio, juntamente com a sua notável deformação e difícil cálculo, fez com que os técnicos de sua época fossem céticos quanto à sua aplicabilidade. No entanto, sua aplicação cresceu em popularidade durante o século XX, sendo utilizada tanto na engenharia civil quanto na arquitetura. Quais são as vantagens da treliça de Vierendeel em relação a outros tipos, como as treliças diagonais? Neste artigo, a tipologia Vierendeel será introduzida juntamente com suas principais características, seu cálculo e sua implementação em obras de engenharia civil e arquitetura.
Palavras-chave: Vierendeel, Pratt, estruturas estatiscamente indeterminadas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Arquiteturarevista o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Também me responsabilizo integralmente pelos direitos autorais de imagens, fotos e dados incluídos no trabalho submetido. Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo e de seus dados e imagens.
Me responsabilizo pela aprovação junto aos conselhos de ética específicos para cada fim, sempre que necessário.