ARQUITETURA DAS ESCOLAS INDÍGENAS COMO LUGARES DE IDENTIFICAÇÃO

Autores

  • Nauíra Zanardo Zanin Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Alicia Norma Gonzáles de Castells Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.4013/arq.2019.151.08

Resumo

O presente artigo apresenta a arquitetura escolar específica para povos indígenas como a materialização de uma nova postura dessas comunidades diante da escola, que, em decorrência da Constituição Brasileira de 1988 e de legislações posteriores, passaram a considerar a educação escolar como ferramenta para a conquista de seus direitos. Nesse cenário, a arquitetura escolar que começa a ser construída nas aldeias, ouvindo os anseios das comunidades, procura traduzir e apresentar elementos culturais que fortaleçam a identidade e as especificidades de cada povo e de cada lugar. Realizamos uma pesquisa exploratória que objetivou conhecer casos em que as comunidades indígenas foram ouvidas em suas demandas e puderam construir lugares para o ensino escolar e imprimir neles suas expressões culturais, transformando a escola em um lugar de identificação. Apresentamos no artigo três exemplos de arquitetura escolar desenvolvidos junto a comunidades indígenas das regiões sul e sudeste do país. Utilizando uma abordagem qualitativa, recorremos a referências bibliográficas, publicações na mídia, pesquisa de campo (registro fotográfico, observações e entrevistas) e análise documental (projetos arquitetônicos e memoriais descritivos). Consideramos que as escolas apresentadas, cuja concepção arquitetônica contou com a participação de representantes indígenas, podem ser tidas como lugares de identificação, expressando representações simbólicas.

Palavras-chave: Arquitetura escolar, educação escolar indígena, lugares de identificação.

 

Biografia do Autor

Nauíra Zanardo Zanin, Universidade Federal da Fronteira Sul

Arquiteta e Urbanista, Mestre em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) na linha de Edificações e Comunidades Sustentáveis. Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Professora Adjunta do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus Erechim/RS. E-mail: nauira@uffs.edu.br

Alicia Norma Gonzáles de Castells, Universidade Federal de Santa Catarina

Arquiteta e Urbanista pela Universidade Nacional de La Plata Argentina, mestre em Antropologia pela Universidade Federal de Santa Catarina, com doutorado Interdisciplinar em Ciências Humanas pela Universidade Federal de Santa Catarina e pós-doutorado na Facultad de Filosofia y Letras da Universidade de Buenos Aires - UBA. Professora Titular da Universidade Federal de Santa Catarina. Professora dos Programas de Pós Graduação em Antropologia Social e de Arquitetura e Urbanismo da UFSC. E-mail: alicianormacastells@gmail.com

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Publicado

2019-05-16

Como Citar

Zanin, N. Z., & Castells, A. N. G. de. (2019). ARQUITETURA DAS ESCOLAS INDÍGENAS COMO LUGARES DE IDENTIFICAÇÃO. Arquitetura Revista, 15(1), 138–161. https://doi.org/10.4013/arq.2019.151.08

Edição

Seção

Artigos