Uma janela para a paisagem

Autores/as

  • Ana Renata Silva Santos Universidade Federal de Pernambuco Universidade do Porto, Portugal Centro Universitário Vale do Ipojuca UNIFAVIP | DeVry
  • Bárbara Cardoso Tenório Centro Universitário Vale do Ipojuca UNIFAVIP | DeVry
  • Helen Maria Palmeira Medeiros Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) Universidade do Porto, Portugal
  • Ana Rita Sá Carneiro Ribeiro Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
  • Vera Lucia Mayrinck de Oliveira Melo Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

DOI:

https://doi.org/10.4013/arq.2018.142.06

Resumen

Este artigo discute como a arquitetura do edifício, por meio do enquadramento da janela, pode estimular a apreciação da paisagem e provocar o observador a envolver-se com ela. Essa temática se desenvolve na perspectiva da noção de paisagem ocidental, que nasce no século XV através da pintura, por meio da representação da natureza. Na arquitetura, a janela assume o papel da moldura à semelhança do quadro na pintura, enquadrando porções da paisagem. Nesse sentido, as janelas proporcionam um meio à compreensão da noção de paisagem dada sua posição de mediação entre espaço exterior e interior. Ao enquadrarem uma cena externa trazendo-a para o interior do edifício, as janelas permitem que o observador atribua significado ao espaço externo, percebendo-o como paisagem. É através da janela, portanto, que a natureza é enquadrada e transformada em paisagem, permitindo que o infinito caiba no finito, o invisível se ache no visível, e, assim, a paisagem seja vislumbrada entre as linhas da moldura. O enquadramento, permitindo que determinada porção da natureza seja recortada, torna-se o meio imprescindível à percepção da paisagem.

Palavras-chave: paisagem, janela, enquadramento.

Biografía del autor/a

Ana Renata Silva Santos, Universidade Federal de Pernambuco Universidade do Porto, Portugal Centro Universitário Vale do Ipojuca UNIFAVIP | DeVry

Doutoranda do Programa de Doutoramento em Arquitectura da Universidade do Porto, em Portugal (início em 2016), é graduada em Arquitetura e Urbanismo (2007) e mestre em Desenvolvimento Urbano (2013) pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Possui especialização em Gestão do Patrimônio Cultural Integrado ao Planejamento Urbano da América Latina pelo CECI, em Olinda-PE (2010) e em Conservation of Built Heritage pelo ICCROM (International Centre for the Study of the Preservation and Restoration of Cultural Property), em Roma, Itália (2014). Atua profissionalmente na área de projeto de arquitetura, conservação urbana, patrimônio cultural e ensino de arquitetura (teoria, história, projeto e patrimônio cultural). Foi chefe da Divisão de Projetos de Preservação do Patrimônio Cultural na Diretoria de Preservação do Patrimônio Cultural (DPPC), da Prefeitura do Recife (2013-2014). De julho de 2014 a julho de 2016 foi professora de teoria, história e projeto no Centro Universitário UNIFAVIP | DeVry, em Caruaru-PE, onde trabalha atualmente (desde agosto de 2017).

Bárbara Cardoso Tenório, Centro Universitário Vale do Ipojuca UNIFAVIP | DeVry

Professora dos Cursos de Arquitetura e Urbanismo e Design de Interiores do Centro Universitário Vale do Ipojuca - UNIFAVIP DEVRY desde 2014.1. Membro do NDE (Núcleo Docente Estruturante) do Curso Tecnólogo em Design de Interiores do UNIFAVIP Devry. Mestre em Desenvolvimento Urbano pela Universidade Federal de Pernambuco - MDU/UFPE em 2013, linha de pesquisa na área de Conservação Integrada. Graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE em 2010.

Helen Maria Palmeira Medeiros, Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) Universidade do Porto, Portugal

Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Pernambuco (2008) e mestrado em Desenvolvimento Urbano pela Universidade Federal de Pernambuco (2013). Atualmente é doutoranda do Programa de Doutoramento em Arquitectura da Universidade do Porto, em Portugal (início em 2016). Desempenha função de arquiteta na Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em Arquitetura e Urbanismo, atuando principalmente nos seguintes temas: paisagem, patrimônio e planejamento arquitetônico.

Ana Rita Sá Carneiro Ribeiro, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Pernambuco (1975), mestrado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Pernambuco (1989) e doutorado em Arquitetura - Oxford Brookes University (1995). Atualmente é professor associado da Universidade Federal de Pernambuco. Membro do Comitê Internacional de Paisagens Culturais e do Centro de Estudos Avançados da Conservação Integrada - CECI. Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em Projetos de Espaços Livres Urbanos, atuando principalmente nos seguintes temas: conservaçao, Burle Marx, paisagem, patrimônio e espaco público.

Vera Lucia Mayrinck de Oliveira Melo, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Possui graduação em ARQUITETURA E URBANISMO pela Universidade Federal de Pernambuco (1973), mestrado em Desenvolvimento Urbano pela Universidade Federal de Pernambuco (1991) e doutorado em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2003). Foi professor Associado da Universidade Federal de Pernambuco. Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em Arquitetura e Urbanismo, atuando principalmente nos seguintes temas: paisagem cultural, morfologia e significado, rios urbanos, paisagem cultural, regeneração ambiental, paisagem, significado e representação, paisagem cultural, história, cidade do recife e paisagem cultural, patrimônio, gestão. Foi chefe do Departamento de Arquitetura e Urbanismo a partir de janeiro de 2012 até 2013.

Publicado

2018-12-30

Cómo citar

Silva Santos, A. R., Tenório, B. C., Medeiros, H. M. P., Ribeiro, A. R. S. C., & Melo, V. L. M. de O. (2018). Uma janela para a paisagem. Arquitetura Revista, 14(2), 163–173. https://doi.org/10.4013/arq.2018.142.06

Número

Sección

Artigos