Abrigos temporários: um olhar arquitetônico sobre a relação entre usuário e ambiente

Autores

  • Manuela Marques Lalane Nappi Universidade Federal de Santa Catarina
  • João Carlos Souza Universidade Federal de Santa Catarina / Professor do Departamento de Arquitetura e Urbanismo

DOI:

https://doi.org/10.4013/arq.2017.132.05

Resumo

Os abrigos temporários estão diretamente relacionados com a sobrevivência humana nas fases iniciais de um desastre. Nesse sentido, o abrigo deve oferecer uma resposta adequada, com foco em características espaciais pertinentes a expectativas socioambientais. Projetar abrigos temporários com um olhar especial para a relação entre usuário e ambiente é uma atividade que também deve estar pautada na compatibilização entre os princípios de Desenvolvimento Sustentável e de Logística Humanitária, conceitos brevemente discutidos neste trabalho. A partir da abordagem dimensional dos lugares, metodologia desenvolvida por Holanda e Kohlsdorf, são apresentados atributos espaciais que devem ser explorados na busca de um bom desempenho para abrigos temporários, tendo como foco a relação entre usuário e ambiente.

Palavras-chave: arquitetura, abrigos temporários, atributos espaciais, Logística Humanitária, desastre natural.

Biografia do Autor

Manuela Marques Lalane Nappi, Universidade Federal de Santa Catarina

Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (2009), mestre em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Santa Catarina (2012) e doutora em Arquitetura e Urbanismo (2016) pela Universidade Federal de Santa Catarina.

João Carlos Souza, Universidade Federal de Santa Catarina / Professor do Departamento de Arquitetura e Urbanismo

Professor titular no Departamento de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Santa Catarina. Engenheiro Civil (1980), mestre e doutor em Engenharia de Produção pela UFSC (1996). De 1980 até 1995 trabalhou nas áreas de engenharia de incêndio, planejamento urbano e de transportes, projeto e construção de edifícios. Desde 1995 é professor no Departamento de Arquitetura e Urbanismo da UFSC, ministrando disciplinas nas áreas de tecnologia da edificação, planejamento de transportes, logística e engenharia de incêndios. É professor Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo e e no Programa de Gestão Territorial e Transportes. Já atuou no Programa de Pós Graduação em Engenharia de Produção e no Programa de Pós Graduação em Engenharia Civil, todos na UFSC. Orientou 7 teses de doutorado, 35 dissertações de mestrado e 10 monografias de especialização. Publicou 7 capítulos de livros, 15 artigos em periódicos especializados e 75 trabalhos em anais de eventos. Pesquisador nível 2 do CNPQ, realiza estudos nas áreas de Logística Humanitária, Logística Emergencial, Logística Reversa, Planejamento de transportes e Prevenção contra Incêndios.

Downloads

Publicado

2017-12-04

Como Citar

Nappi, M. M. L., & Souza, J. C. (2017). Abrigos temporários: um olhar arquitetônico sobre a relação entre usuário e ambiente. Arquitetura Revista, 13(2), 112–120. https://doi.org/10.4013/arq.2017.132.05

Edição

Seção

Artigos