Abrigos temporários: um olhar arquitetônico sobre a relação entre usuário e ambiente
DOI:
https://doi.org/10.4013/arq.2017.132.05Resumo
Os abrigos temporários estão diretamente relacionados com a sobrevivência humana nas fases iniciais de um desastre. Nesse sentido, o abrigo deve oferecer uma resposta adequada, com foco em características espaciais pertinentes a expectativas socioambientais. Projetar abrigos temporários com um olhar especial para a relação entre usuário e ambiente é uma atividade que também deve estar pautada na compatibilização entre os princípios de Desenvolvimento Sustentável e de Logística Humanitária, conceitos brevemente discutidos neste trabalho. A partir da abordagem dimensional dos lugares, metodologia desenvolvida por Holanda e Kohlsdorf, são apresentados atributos espaciais que devem ser explorados na busca de um bom desempenho para abrigos temporários, tendo como foco a relação entre usuário e ambiente.
Palavras-chave: arquitetura, abrigos temporários, atributos espaciais, Logística Humanitária, desastre natural.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Arquiteturarevista o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Também me responsabilizo integralmente pelos direitos autorais de imagens, fotos e dados incluídos no trabalho submetido. Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo e de seus dados e imagens.
Me responsabilizo pela aprovação junto aos conselhos de ética específicos para cada fim, sempre que necessário.