Recomendações projetuais para dois ambientes de Unidades de Pronto Atendimento (UPAs): posto de enfermagem e sala de observação e medicação
DOI:
https://doi.org/10.4013/arq.2017.131.03Resumo
As Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) são estabelecimentos assistenciais de saúde nos quais se presta atenção rápida ou imediata a pacientes em situação de urgência ou emergência. Sua implementação no país é recente, e, portanto, são raras as avaliações sistemáticas das unidades existentes que possam orientar o planejamento de unidades futuras. Assim, busca-se, com o presente trabalho, apresentar diretrizes projetuais para o planejamento de dois ambientes fundamentais dessas unidades: o posto de enfermagem e a sala de observação e medicação. O trabalho tem abordagem exploratória, qualitativa e multimétodos, e baseia-se no estudo da percepção e do comportamento de seus usuários. Para tanto, foi desenvolvida uma revisão crítica de literatura sobre o tema e foram realizadas visitas exploratórias a Unidades de Urgência e Emergência da Grande Florianópolis, além do estudo de caso de uma Unidade. No estudo de caso, foram aplicados os seguintes métodos: Observação Direta e Sistemática do Comportamento, Poema dos Desejos e Entrevistas. Espera-se, desse modo, contribuir para a atuação profissional no planejamento desses ambientes, de forma a torná- -los mais responsivos às necessidades e anseios de seus futuros usuários.
Palavras-chave: diretrizes projetuais, Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), projeto centrado no usuário.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Arquiteturarevista o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Também me responsabilizo integralmente pelos direitos autorais de imagens, fotos e dados incluídos no trabalho submetido. Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo e de seus dados e imagens.
Me responsabilizo pela aprovação junto aos conselhos de ética específicos para cada fim, sempre que necessário.