Avaliação das territorialidades em empreendimentos habitacionais de interesse social: estudo de caso no Programa Integrado Entrada da Cidade (PIEC)
DOI:
https://doi.org/10.4013/arq.2016.122.05Resumen
No contexto dos empreendimentos habitacionais de interesse social (EHIS), expressões de territorialização dos usuários podem ser manifestadas através de apropriações no ambiente construído. Esse processo de apropriação do espaço pelo usuário indicaria a construção de um sentimento de pertencimento, que pode ser concretamente expressado por meio de alterações físicas. Tais apropriações também podem indicar riscos ao alcance dos objetivos esperados pelos programas habitacionais, tais como: (i) conflitos na vizinhança; (ii) falta de conforto e habitabilidade na habitação; (ii) falta de segurança nas áreas de uso coletivo e; (iv) falta de saneamento nos loteamentos. O objetivo deste artigo é identificar e mapear as territorialidades expressadas como apropriações concretas através de alterações físicas nos espaços públicos e privados de três empreendimentos habitacionais de interesse social pertencentes ao Programa Integrado Entrada da Cidade (PIEC). O estudo empírico, envolveu a construção de um questionário, observações in loco, planejamento amostral, coleta e análise de dados. Para as análises dos dados foram utilizadas técnicas estatísticas descritivas e mapeamentos gráficos. Dentre as principais contribuições desta pesquisa estão a identificação, a categorização e o mapeamento de formas de territorialidade existentes nos EHIS investigados. Ainda, as territorialidades analisadas em conjunto com o percentual de permanência dos moradores indicaram novos caminhos para a compreensão dos impactos sobre a qualidade de vida desses usuários, bem como para o monitoramento dos resultados dos investimentos em habitação social no Brasil.
Palavras-chave: territorialidades, empreendimentos habitacionais de interesse social (EHIS), Programa Integrado Entrada da Cidade (PIEC).
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Concedo a Revista Arquiteturarevista o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Também me responsabilizo integralmente pelos direitos autorais de imagens, fotos e dados incluídos no trabalho submetido. Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo e de seus dados e imagens.
Me responsabilizo pela aprovação junto aos conselhos de ética específicos para cada fim, sempre que necessário.