O projeto do ‘Le Grand Louvre’: uma análise estética e de usos
DOI:
https://doi.org/10.4013/arq.2016.122.02Resumo
O objetivo deste artigo é analisar o projeto do ‘Le Grand Louvre’, especificamente, avaliar a aparência externa do Museu do Louvre com a Pirâmide, a aparência no interior da Pirâmide, realizar uma avaliação geral do Museu do Louvre com a Pirâmide e identificar a Preferência pelo Museu do Louvre com e sem a Pirâmide, além das principais justificativas para tais avaliações. Estas são realizadas por pessoas com distintos níveis de familiaridade com o Museu do Louvre (brasileiros e franceses), e com diferentes faixas etárias, níveis e tipos de escolaridade. Estas avaliações são complementadas por análises com base na estética empírica e uso dos espaços. Os dados foram coletados através de questionários, em português e em francês, apresentados através de carta, via e-mail, com orientações e com endereço de acesso ao Programa LimeSurvey, para pessoas no Brasil e na França. A amostra total foi de 128 respondentes que já haviam visitado o Museu do Louvre. Os dados foram analisados através de frequências das respostas e de testes estatísticos não-paramétricos no programa SPSS. Os resultados revelam, por exemplo, que a expressiva maioria dos respondentes acha a aparência externa do Museu do Louvre com a Pirâmide muito satisfatória. As principais razões estão associadas: ao contraste da Pirâmide com o antigo Museu e consequente estímulo visual; e ao fato da Pirâmide valorizar visualmente o antigo Museu. Ainda, a clara maioria dos respondentes prefere o Museu do Louvre com a Pirâmide do que sem a Pirâmide. Logo, os resultados indicam, com base nas percepções de usuários do Museu, a adequação estética e de uso do Projeto do ‘Le Grand Louvre’.
Palavras-chave: projeto do ‘Le Grand Louvre’, avaliação estética, análise de usos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Arquiteturarevista o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Também me responsabilizo integralmente pelos direitos autorais de imagens, fotos e dados incluídos no trabalho submetido. Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo e de seus dados e imagens.
Me responsabilizo pela aprovação junto aos conselhos de ética específicos para cada fim, sempre que necessário.