A hermenêutica de Gadamer e a prática de projeto no ensino da Arquitetura

Autores

  • Teresa Madeira da Silva ISCTE-IUL- Instituto Universitário de Lisboa. DINÂMIA'CET-IUL, Centro de Estudos sobre a Mudança Socioeconómica e o Território.

DOI:

https://doi.org/10.4013/arq.2015.112.04

Resumo

Este artigo expõe o modo como se configura e sensibiliza a questão da valorização do património arquitetónico no ensino de Arquitetura desenvolvida no 3º ano do Mestrado Integrado em Arquitetura do ISCTE-IUL, Instituto Universitário de Lisboa. Tendo como ideia de património a herança coletiva que engloba os conceitos de cultura e memória, a experiência de ensino é o local apropriado para o debate informado acerca dos valores patrimoniais que passam de geração em geração. Este artigo cruza, na elaboração dos projetos de arquitetura, a valorização do património como pertencente aos campos organizacional, técnico e artístico com as conceções de “consciência histórica” e “tradição” provenientes da filosofia hermenêutica na pessoa de Hans-Georg Gadamer (1900-2002), de modo a proporcionar novos resultados em relação às abordagens tradicionais. Em termos metodológicos, o que se pretende, com os exercícios propostos, é fazer ressaltar nos estudantes um conceito de património amplo, onde a ideia da sua valorização possibilita uma leitura que inclui a paisagem como um todo. Os resultados obtidos mostram-nos que os estudantes equacionam o património através de formas de atuação que incluem o restauro e a reabilitação de objetos (edifícios), mas também através de propostas onde a organização e elaboração de programas articulados entre si, tendo em conta as pessoas, a paisagem e a cultura no presente, são conceitos integrados nos projetos.

Palavras-chave: hermenêutica, arquitetura, urbanismo, ensino do projecto, reabilitação urbana.

Biografia do Autor

Teresa Madeira da Silva, ISCTE-IUL- Instituto Universitário de Lisboa. DINÂMIA'CET-IUL, Centro de Estudos sobre a Mudança Socioeconómica e o Território.

Actividade principal: Professora Auxiliar no Departamento de Arquitectura e Urbanismo do ISCTE-IUL – Instituto Universitário de Lisboa.

Investigadora do DINÂMIA-CET (Centro de Estudos sobre a Mudança Socioeconómica e o Território).

Formação académica: 2009 – Doutoramento em Arquitectura e Urbanismo pelo Instituto Superior das Ciências do Trabalho e da Empresa aprovado com Distinção e Louvor.

1999 – Mestrado em Desenho Urbano pelo Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa, com a classificação de Muito Bom.

1985 – Licenciatura em Arquitectura pela Faculdade de Arquitectura da Universidade Técnica de Lisboa

Downloads

Publicado

2016-02-02

Como Citar

Silva, T. M. da. (2016). A hermenêutica de Gadamer e a prática de projeto no ensino da Arquitetura. Arquitetura Revista, 11(2), 93–103. https://doi.org/10.4013/arq.2015.112.04

Edição

Seção

Artigos