Tempo e Recitação: parte um. Álvaro Siza e as “Piscinas das Marés”: a partir do título “Temps et récit” de Paul Ricoeur
DOI:
https://doi.org/10.4013/arq.2013.92.10Resumo
Sobre a inevitabilidade de uma relação entre a arquitectura e o seu contexto cultural e social vem sendo desenvolvido um trabalho de investigação, desde o início dos anos noventa, usando uma estrutura hermenêutica interpretativa a partir do trabalho de Mikhail Bakhtin. Esse trabalho, que Tzvetan Todorov tão bem resume no seu livro The Dialogical Principle, demonstra como um texto – qualquer acto cultural produzido por um autor – só pode ser interpretado e compreendido através de uma análise dialógica entre esse texto e o seu contexto cultural e social. Para a metodologia destes estudos é referência o trabalho de Paul Ricoeur e “La triple mimèsis”, sendo considerada uma leitura em três fases: a elaboração do pensamento do texto arquitectónico, da sua concretização pela obra, e do seu uso e destino. Desde um trabalho mais extenso sobre a Habitação Social em Portugal, realizado entre 1993 e 2000, tem-se testado esta estrutura hermenêutica noutros casos de estudo. É o caso deste texto/projecto das “Piscinas das Marés” (Porto, 1961/1966) agora apresentado, que revela um trabalho realizado a partir de entrevistas inéditas a Álvaro Siza sobre o seu projecto. Para além da análise dialógica deste projecto, essencial para conhecer Siza enquanto autor, ao longo do texto a escrita criativa procura ensaiar, na sua geometria e poética, uma relação com a figura da própria arquitectura e poética singular destas piscinas.
Palavras-chave: dialogia, mimesis, texto, contexto.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Arquiteturarevista o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Também me responsabilizo integralmente pelos direitos autorais de imagens, fotos e dados incluídos no trabalho submetido. Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo e de seus dados e imagens.
Me responsabilizo pela aprovação junto aos conselhos de ética específicos para cada fim, sempre que necessário.