Fugindo da caverna de Platão: rumo a um enfoque holístico em habitação urbana em Istambul
DOI:
https://doi.org/10.4013/arq.2013.92.08Resumo
Este artigo tem como objetivo abordar os efeitos da velocidade como um fragmento urbano da cidade e sugere encontrar maneiras de mudar as percepções em relação aos efeitos negativos da velocidade em Istambul. Supõe-se que mudar a nossa percepção ou formas de abordar o ambiente construído pode aumentar a consciência ou reações que são meios para criticar a transformação urbana a partir de diferentes perspectivas. Assim, propõe-se que alegoria da caverna de Platão seja considerada como um exemplo para os moradores de Istambul. Esta alegoria pode ser representada na esfera urbana através de camadas entrelaçadas de construção. Contra essas camadas de limites, fugir da caverna de Platão é sugerida como uma metáfora para a construção de uma estratégia alternativa de mudar a nossa forma de percepção da construção rápida no espaço urbano. Para a demolição das fronteiras entre os mundos ideais e reais, que a velocidade tem engrandecido, pode haver uma fuga, jogando com a realidade apresentada através do desenvolvimento de uma abordagem holística e uma intervenção artística não cismogênica. Hoje, um morador de Istambul precisa agir a fim de escapar das fronteiras invisíveis através de desdobramento realidade. Ao fugir da caverna de Platão, há uma busca por uma maneira de romper com esta “realidade” como ela é percebida por muitos moradores através de brincadeiras e participação ativa.
Palavras-chave: velocidade, fuga da caverna de Platão, Istambul, habitação urbana, o pensamento metafórico, abordagem holística.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Arquiteturarevista o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Também me responsabilizo integralmente pelos direitos autorais de imagens, fotos e dados incluídos no trabalho submetido. Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo e de seus dados e imagens.
Me responsabilizo pela aprovação junto aos conselhos de ética específicos para cada fim, sempre que necessário.