Os alvos da história da arquitetura: João Boltshauser e Sylvio de Vasconcellos
DOI:
https://doi.org/10.4013/arq.2013.92.01Resumen
Este artigo se interroga sobre o papel da História da Arquitetura na formação do arquiteto, tomando como estudo de caso a trajetória que essa disciplina percorre, de 1930 a 1964, na Escola de Arquitetura da Universidade Federal de Minas Gerais, primeira escola autônoma de arquitetura do Brasil, que não nasce nem no âmbito das Academias de Belas Artes nem das escolas politécnicas. Nos primeiros currículos, essa perspectiva vai ser representada pela disciplina “Arquitetura Analítica”, na qual se estudavam detalhadamente os estilos arquitetônicos, e que era ministrada por João Boltshauser, profissional com múltipla atuação – arquiteto, desenhista, filósofo, professor e teatrólogo. Uma perspectiva bastante diferente vai ser aquela adotada por Sylvio de Vasconcellos, que se tornaria o primeiro professor da instituição responsável pela disciplina “Arquitetura Brasileira”. Na sua trajetória, cruzam-se três campos de atuação: projeto, preservação do patrimônio e ensino, áreas em que atuou com igual destaque.
Palavras-chave: história, arquitetura, ensino.
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