HMDS PARA REALIDADE AUMENTADA EM AECO:
CARACTERÍSTICAS FUNDAMENTAIS PARA SELEÇÃO DE DISPOSITIVOS
DOI:
https://doi.org/10.4013/arq.2022.182.03Palavras-chave:
smartglasses, Realidade Aumentada, Arquitetura, Engenharia, Construção e Operação, Headset, Dispositivo de visualizaçãoResumo
Experiências de Realidade Aumentada (RA), através de Head Mounted Displays (HMDs), para a área de Arquitetura, Engenharia, Construção e Operação (AECO), já são uma realidade, ainda que pouco explorada frente a outras áreas. Os HMDs apresentam uma opção valorosa para RA, visto que oferecem maior consistência pictórica e sensação de presença. Dada a constante atualização tecnológica, a apresentação de uma relação dos HMDs disponíveis comercialmente se tornaria rapidamente obsoleta. Por este motivo, busca-se descrever as características fundamentais que devem ser observadas para a seleção de HMDs de forma a atender demandas específicas de atividades na área de AECO. De forma a apresentar uma categorização, as especificações técnicas dos HMDs foram segmentadas segundo: portabilidade, visualização, sistemas de rastreamento e posicionamento, resistência ao intemperismo e ambientes agressivos, mecanismos de interação, hardware e software. Essas características foram fundamentadas por referências bibliográficas para, posteriormente, serem correlacionadas com atividades comumente desenvolvidas no setor. Essa pesquisa contribui para a escolha consciente e criteriosa de HMDs, favorecendo a incorporação de experiências de RA em atividades de AECO.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Arquiteturarevista o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Também me responsabilizo integralmente pelos direitos autorais de imagens, fotos e dados incluídos no trabalho submetido. Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo e de seus dados e imagens.
Me responsabilizo pela aprovação junto aos conselhos de ética específicos para cada fim, sempre que necessário.