A informação no mercado acionário

Marcelo Lopes de Moraes, Paulo Nunes

Resumo


Este artigo tem como objetivo discutir o papel da informação entre os investidores, sendo eles pessoas físicas, jurídicas (institucionais) e estrangeiras, debatendo as diferenças de tomadas de decisões entre eles. Fez-se uma análise estatística com base nos dados do índice da Bolsa de Valores do Estado de São Paulo (IBOVESPA), ressaltando-se a participação mensal dos investidores nas transações. O objetivo proposto não foi alcançado, uma vez que o modelo estimado apresentou resultados não significantes. Por ser uma tentativa de gerar um novo modelo, fica como proposta para trabalhos futuros a utilização de outras metodologias econométricas que possam responder tal questão.

Palavras-chave: informação, investimento, instituição.


Texto completo: PDF



ISSN: 1808-575X - Melhor visualizado no Mozilla Firefox

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0

São Leopoldo, RS. Av. Unisinos, 950. Bairro Cristo Rei, CEP: 93.022-000. Atendimento Unisinos +55 (51) 3591 1122
Projeto gráfico: Jully Rodrigues


Crossref Member Badge Crossref Similarity Check logo