Metodologia de identificação de fluxos de informação: o caso da coopernatuz de osasco

Elaine Hipólito dos Santos Costa, Renato Peixoto Dagnino

Resumen


Apresenta resultados da aplicação da Metodologiade Identificação dos Fluxos de Informaçãoem uma Cooperativa de Resíduos Sólidos localizadano Município de Osasco (SP), que se dedica à triageme venda de materiais recicláveis. A Coopernatuz faz parte da Política Pública do Programa Osasco Solidária, uma experiência pioneira de Incubadora Públicaque acompanha as cooperativas prestando assessoria técnica, administrativa e formação teórica sobre temas concernentes à Economia Solidária. O objetivo deste trabalho é apresentar o mapeamento das atividadesda Cooperativa e a explicação do contexto dos fluxos de informação. A aplicação dessa metodologia enfocou o entendimento dos fluxos de informação, que valorizam o conhecimento das pessoas adquirido por meio da prática, das técnicas e habilidades. Isso foi realizado mediante um estudo de caso com pesquisa de campo, consistindo em observação da realidade de trabalho e realização de entrevistas com cooperadas e cooperados. A aplicação da Metodologia de Identificação dos Fluxos de Informação conseguiu mostrar como ocorrem as relações dos cooperados dentro e fora da cooperativa, evidenciando as atividades da diretoria e das quatro equipes de trabalho. Com esse fluxo de atividades mapeado, consegue-se perceber as falhas administrativas e de divisão da produção da cooperativa, servindo como material para possíveis modificações nas atividades. Por tratar-se de uma experiência em muitos aspectos bem-sucedida, o trabalho pode aportar elementos importantes para análises posteriores.

Palavras-chave: cooperativas, catadores, EconomiaSolidária, política pública, Metodologia de Identificação de Fluxo de Informação.


Palabras clave


Economia Solidária; Política Pública; Metodologia de Identificação de Fluxo de Informação

Texto completo: PDF (Português (Brasil))



Av. Unisinos, 950 - B. Cristo Rei / CEP 93.022-000 - São Leopoldo (RS) Central de Relacionamento Unisinos: +55 (51) 3591 1122 Ext.: 3219

Designed by Jully Rodrigues

 

Licença Creative Commons

This work is licensed under a Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil License. Melhor visualizado no Mozilla Firefox