Da Terapia à sala de aula: o ethos do homem H e a construção da identidade masculina na marca The Love School

Karla Patriota Bronsztein, Emanuelle Gonçalves Brandão Rodrigues, Carolina Cavalcanti Falcão

Resumo


A proposta deste trabalho é analisar o discurso de Renato Cardoso, representante da marca The Love School e bispo da Igreja Universal do Reino de Deus (IURD), a partir dos conceitos de ethos e cenografia discursiva, compreendendo como os elementos pré-discursivos atuam na constituição de um ethos cambiante entre aquele que fala (o professor, o marido, o empreendedor, o “exemplo”) e aquele que escuta (o terapeuta-pastor). Para tanto, reunimos em nosso corpus alguns programas e palestras da marca e gravações do culto da Terapia do Amor, ministrado por Renato, buscando discutir a atuação da IURD no panorama religioso atual e refletir sobre as construções identitárias de gênero na referida instituição religiosa.

Palavras-chave: identidade masculina, The Love School, Igreja Universal.


Texto completo: PDF



ISSN: 1984-8226 - Melhor visualizado no Mozilla Firefox

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0

São Leopoldo, RS. Av. Unisinos, 950. Bairro Cristo Rei, CEP: 93.022-750. Atendimento Unisinos +55 (51) 3591 1122
Projeto gráfico: Jully Rodrigues


Crossref Member Badge Crossref Similarity Check logo