Sobre a midiatização do consumo ficcional transmidiático e seus efeitos

Ramon Queiroz Marlet, João Carlos Massarolo

Resumo


Partindo-se de uma abordagem conceitual, utilizaremos a midiatização como conceito-chave para o entendimento das estruturas que constroem o sentido social e cultural a partir do consumo ficcional das narrativas transmidiáticas em nossa atualidade, que se dá por meio de novos dispositivos interacionais sócio-técnicos-discursivos. Analisaremos também os efeitos decorrentes desse processo no que diz respeito à fruição dessas manifestações, caracterizadas tanto pela criação de universos narrativos expandidos como também pelo alto grau de complexidade narrativa, o que altera, por sua vez, a lógica pela qual a indústria da mídia opera e pela qual os consumidores processam os conteúdos recebidos.

Palavras-chave: midiatização, narrativa transmídia, efeitos.


Texto completo: PDF



ISSN: 1984-8226 - Melhor visualizado no Mozilla Firefox

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0

São Leopoldo, RS. Av. Unisinos, 950. Bairro Cristo Rei, CEP: 93.022-750. Atendimento Unisinos +55 (51) 3591 1122
Projeto gráfico: Jully Rodrigues


Crossref Member Badge Crossref Similarity Check logo