A triangulação metodológica em pesquisas sobre a Comunicação no mundo do trabalho

Roseli Figaro

Resumo


Neste artigo, discutimos a estratégia da triangulação metodológica como alternativa capaz de construir coerência e coesão metodológica nas pesquisas de comunicação. Inicialmente, abordaremos a origem do termo triangulação e sua apropriação pelas ciências sociaiscomo metáfora para a combinação e o cruzamento de métodos e técnicas de pesquisa. Posteriormente, faremos uma síntese de comoa triangulação tem sido trabalhada por pesquisadores de diferentes áreas das ciências sociais e, na parte final do artigo, faremos aexposição de como temos nos apropriado dessa estratégia de pesquisa, incorporando-a aos nossos projetos de investigação. Essaabordagem se justifica porque, em investigações realizadas pelo Centro de Pesquisa em Comunicação e Trabalho, que congregaum grupo de pesquisadores em nível de pós-graduação, vimos aplicando a triangulação metodológica, com métodos quantitativose qualitativos de recolha de dados. As pesquisas acolhem um volume grande e diferenciado de informações que comportam dadosde fontes primárias e secundárias, e compreendem dados recolhidos por meio de questionário de múltipla escolha, observação, falasrecolhidas em entrevistas e grupos de discussão. A análise desses dados têm possibilitado o avanço da reflexão teórica e a proposição de projetos de intervenção relacionados à comunicação no mundo do trabalho.

Palavras-chave: triangulação metodológica, comunicação, mundo do trabalho, métodos quantitativos, métodos qualitativos, pesquisaempírica


Texto completo: PDF



ISSN: 1984-8226 - Melhor visualizado no Mozilla Firefox

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0

São Leopoldo, RS. Av. Unisinos, 950. Bairro Cristo Rei, CEP: 93.022-750. Atendimento Unisinos +55 (51) 3591 1122
Projeto gráfico: Jully Rodrigues


Crossref Member Badge Crossref Similarity Check logo