Análise de conteúdo articulada à análise de gênero televisivo: proposta metodológica para interpretação das representações nas narrativas mediáticas

Simone Maria Rocha

Resumo


Esse artigo tem como objetivo apresentar a proposta metodológica e os resultados da pesquisa “Comunicação, cultura e política: dimensões da representação”, na qual buscamos captar quais são as posições dos sujeitos moradores de favelas construídas em narrativas de diversos gêneros televisivos. Partindo do pressuposto de que a televisão é uma importante dimensão da vida social, procuramos desvendar suas produções a partir de uma abordagem metodológica que articula análise de conteúdo, uma faceta quantitativa, com análise de gênero televisivo, de viés mais qualitativo com vistas a compreender os modos de apresentação desses sujeitos sugeridos pelas narrativas. O corpus aqui analisado foi composto por quatro programas exibidos pela Rede Globo de Televisão: Central da Periferia (2006); Linha Direta (2004), Globo Repórter (2004) e Cidade dos Homens (2002).

Palavras-chave: análise de conteúdo, análise de gênero televisivo, moradores de favelas, programas televisivos, representação.

Texto completo: PDF



ISSN: 1984-8226 - Melhor visualizado no Mozilla Firefox

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0

São Leopoldo, RS. Av. Unisinos, 950. Bairro Cristo Rei, CEP: 93.022-750. Atendimento Unisinos +55 (51) 3591 1122
Projeto gráfico: Jully Rodrigues


Crossref Member Badge Crossref Similarity Check logo