A produção do traje audiovisual e configurações de brasilidade: subsídios para o estudo do figurino de cinema e espetáculos de moda no Brasil do final do século XX

Solange Wajnman, Maria Gabriela Marinho

Resumo


O artigo pretende contribuir para a construção da categoria “cultura do traje na produção audiovisual” ou simplesmente “cultura do traje audiovisual” no campo de estudo das materialidades. Indaga como a produção audiovisual que opera com Cinema e TV e em espetáculos de moda tem incorporado o discurso histórico, a produção da memória e o processo de re-configuração das identidades. Aponta para a utilização de estratégias visuais e audiovisuais que operam como recursos de codificação de configurações de brasilidade. Investiga os elementos visuais em duas fontes: Caramuru – a invenção do Brasil, produzido na celebração dos 500 Anos do Descobrimento e o evento Phytoervas Fashion, considerado referência na espetacularização da moda na década de 1990, ao promover a inserção na mídia de estilistas como Marcelo Sommer, Ronaldo Fraga, Fause Haten, Jum Nakao.

Palavras-chave: traje audiovisual, materialidade da comunicação, recriação histórica.

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