PARCERIA UNIVERSIDADE-ESCOLA: A MEDIAÇÃO DA OLIMPÍADA DE LÍNGUA PORTUGUESA NA FORMAÇÃO DOCENTE INICIAL

Lidiane Escaravaco Borges Rosa, Eliana Merlin Deganutti de Barros, Sueli de Fátima Santos

Resumo


Este trabalho é resultado da participação no projeto de extensão “PARCERIA UNIVERSIDADE-ESCOLA NA OLIMPÍADA DE LÍNGUA PORTUGUESA: A SEQUÊNCIA DIDÁTICA COMO FERRAMENTA DE ENSINO-APRENDIZAGEM DA LÍNGUA,” coordenado pela professora Drª. Eliana Merlin D. de Barros, da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), campus de Cornélio Procópio. O objetivo do projeto era auxiliar professoras atuantes no Ensino Fundamental II a desenvolverem as sequências didáticas dos cadernos da Olimpíada de Língua Portuguesa. Neste artigo apresentamos uma análise do trabalho desenvolvido no período de dois meses, as dificuldades encontradas e os resultados obtidos. Nossa análise é fundamentada nos estudos dos pesquisadores de Genebra, da vertente didática do InteracionismoSociodiscursivo (BRONCKART, DOLZ, SCHNEWLY, entre outros).


Palavras-chave


: Crônicas. Olimpíada de Língua Portuguesa. Sequência Didática.

Texto completo: PDF



ISSN: 1806-9509 - Melhor visualizado no Mozilla Firefox

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0

São Leopoldo, RS. Av. Unisinos, 950. Bairro Cristo Rei, CEP: 93.022 -750. Atendimento Unisinos +55 (51) 3591 1122



Crossref Member Badge Crossref Similarity Check logo