REFLEXÕES SOBRE O CONCEITO DE LETRAMENTO SEGUNDO OS DITAMES DA CULTURA DIGITAL

Simone Cristina Mussio

Resumo


Este trabalho, a partir de um estudo bibliográfico, objetiva discorrer como se desenvolve o conceito de Letramento, tendo em vista como a tecnologia instaurada na contemporaneidade contribuiu para o despontar de novas práticas de aprendizagem, pautadas em recursos midiáticos digitais. Para essa finalidade, buscamos descrever sobre o surgimento do conceito de letramento, diferenciando-o de alfabetização, bem como o uso de videaulas youtubianas de escrita/redação científica como meio de instrução na composição de artigos científicos. No tocante a este tipo de letramento, temos a meta de refletir sobre como se opera este tipo de Ensino Informal à Distância (EIaD) a partir da emergência da cultura digital de modo a produzir um “letramento acadêmico-científico-digital”.


Palavras-chave


letramento, cultura digital, videaulas youtubianas, escrita/redação científica.

Texto completo: PDF ()



ISSN: 1806-9509 - Melhor visualizado no Mozilla Firefox

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0

São Leopoldo, RS. Av. Unisinos, 950. Bairro Cristo Rei, CEP: 93.022 -750. Atendimento Unisinos +55 (51) 3591 1122



Crossref Member Badge Crossref Similarity Check logo