Memórias de uma professora: trajetória singular ajuda a compreender a história da educação na zona rural de Novo Hamburgo/RS(1940-1969)

José Edimar Souza

Resumo


O objetivo deste estudo gira em torno de fatos e reflexões da história docente de uma professora primária cuja trajetória se desenvolveu no espaço rural de Novo Hamburgo/RS, entre 1940 e 1969. Pretende analisar a trajetória entrelaçada ao fazer pedagógico em classes multisseriadas num determinado tempo e espaço. O estudo busca também investigar as marcas do poder agora revisitadas pelas memórias. A pesquisa, de natureza qualitativa, utiliza a metodologia da História Oral, valendo-se de entrevistas semi-estruturadas. Os referenciais teóricos fundamentam-se em Halbwachs, Stephanou e Werle, entre outros, que auxiliam na articulação entre memória e contexto. A história da “professora Gersy” a singulariza como docente do meio rural, principalmente da história da educação pública municipal rural.


Palavras-chave


memórias de professores;educação rural; fazer pedagógico multisseriado.

Texto completo: PDF



ISSN: 1806-9509 - Melhor visualizado no Mozilla Firefox

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0

São Leopoldo, RS. Av. Unisinos, 950. Bairro Cristo Rei, CEP: 93.022 -750. Atendimento Unisinos +55 (51) 3591 1122



Crossref Member Badge Crossref Similarity Check logo