O(s) lócus da oferta da educação bilíngue para surdos segundo os planos estaduais e distrital de educação

Rubia Carla Donda da Silva, Sandra Eli Sartoreto de Oliveira Martins

Resumo


Na estratégia 4.7 do Plano Nacional de Educação (PNE-2014), as escolas e classes bilíngues e as escolas inclusivas são estabelecidas como lócus da oferta da educação bilíngue para surdos. Esta pesquisa, de caráter documental, busca identificar como as referidas definições estão fixadas no âmbito dos respectivos Planos Estaduais e Distrital de Educação (PEEs e PDE). As análises ancoram-se, sobretudo, nos constructos de Stephen Ball acerca do processo de recontextualização de políticas educacionais. Em diálogo com o PNE, os PEEs e o PDE evidenciam um campo vivo de embates por significados na arena das políticas educacionais para surdos, no Brasil. Como resultado desste embate, os Planos de Educação investigados acomodam múltiplas definições de lócus para a oferta da educação de surdos, oportunizando pensar nos modos de organização educacional que melhor correspondam às necessidades desses estudantes.

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