Saberes disciplinares da História e formação de professores no Brasil: a Guerra do Paraguaia em tela

André Mendes Salles

Resumo


Apresentamos o interesse em refletir sobre os saberes disciplinares da História a partir da Guerra do Paraguai, com foco para a formação inicial e continuada de dois professores de História da Educação Básica no Brasil. A coleta de informações junto aos professores se fez por meio de entrevista semiestruturada e de aplicação de questionário. Os professores não se limitaram a narrar ou descrever seus respectivos processos formativos, mas realizaram um processo de reflexão, assinalando relevantes críticas. A fala dos sujeitos da pesquisa nos leva a perceber a influência da formação inicial em suas construções teóricas e/ou interesses sobre a Guerra do Paraguai.


Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.4013/edu.2020.241.20



ISSN 2177-6210 - Melhor visualizado no Mozilla Firefox

 

Licença Creative Commons
Este obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional [atualizado em abril/2016]

Av. Unisinos, 950. Bairro Cristo Rei, CEP 93022-750, São Leopoldo, RS. Atendimento Unisinos +55 (51) 3591 1122 R: 3219
Projeto gráfico: Jully Rodrigues
 
 
 
   


 
 
 
 
 
 
 
 
Crossref Member Badge Crossref Similarity Check logo