Os estudos sobre a educação de bebês no Brasil

Elenice de Brito Teixeira Silva, Vanessa Ferraz Almeida Neves

Resumo


A partir de pesquisa bibliográfica, analisamos a produção sobre a educação de bebês alocada no Scientific Electronic Library Online e no Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior nos últimos dezoito anos. O objetivo é compreender a trajetória de constituição de um campo de estudos e as tendências da produção de conhecimentos sobres bebês em contextos coletivos. A produção analisada (i) levanta a necessidade de enfrentamento da compreensão do bebê que avance em relação à noção de agrupamento etário; (ii) aponta uma busca pela compreensão acerca do que os bebês fazem quando estão juntos nestes contextos; e (iii) potencializa nossa compreensão do processo de constituição de um campo de estudos sobre bebês impulsionado pela inserção crescente destes sujeitos em instituições de Educação Infantil nas duas últimas décadas.


Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.4013/edu.2020.241.07



ISSN 2177-6210 - Melhor visualizado no Mozilla Firefox

 

Licença Creative Commons
Este obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional [atualizado em abril/2016]

Av. Unisinos, 950. Bairro Cristo Rei, CEP 93022-750, São Leopoldo, RS. Atendimento Unisinos +55 (51) 3591 1122 R: 3219
Projeto gráfico: Jully Rodrigues
 
 
 
   


 
 
 
 
 
 
 
 
Crossref Member Badge Crossref Similarity Check logo