Processos de inter venção para crianças e adolescentes com Síndrome de Asperger: uma revisão de literatura

Isabella Soares Barreto, Caroline Greiner de Magalhães, Daniela Teixeira Gonçalves, Aline Abreu e Andrade

Resumo


A Síndrome de Asperger (SA) se enquadra dentro dos Transtornos do Espectro do Autismo (TEA) e é caracterizada, segundo o DSM-IV, por um prejuízo severo e persistente na interação social e pelo desenvolvimento de padrões restritos e repetitivos de comportamento, interesses e atividades. O objetivo desse estudo foi realizar uma revisão sistemática da literatura sobre a eficácia da intervenção de treinamento de habilidades sociais em crianças e adolescentes com SA. Foram consultadas as bases de dados: MEDLINE, PsyInfo, Psyarticles, Academic Search Premier e Web of Science. Foram selecionados oito artigos e os resultados indicaram que as intervenções propostas surtiram efeito positivo nas habilidades das crianças portadoras de SA em comparação com o grupo controle, sendo efi cazes na promoção do desenvolvimento social. Desta forma, são sugeridos possíveis estudos futuros com medidas mais acuradas e com amostras maiores para a melhor compreensão dos programas de intervenção em crianças e adolescentes com SA.

Palavras-chave: Síndrome de Asperger, intervenção, treino de habilidades sociais.


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ISSN: 1983-3482 - Melhor visualizado no Mozilla Firefox

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