Orkut e Facebook: as teias da memória em meio às redes sociais
DOI:
https://doi.org/10.4013/csu.2011.47.3.08Resumo
Consideramos no presente trabalho os fenômenos Orkut e Facebook à luz das análises de memória, nos seus aspectos narrativos e na formação de identidades contemporâneas. Investigamos as redes pela perspectiva de uma coleção de imagens, alçada à condição de fábrica de memórias. Lembramos que, do conjunto de experiências que a ação de colecionar proporciona, merecem destaque a satisfação garantida pela posse dos objetos e o valor a eles atribuído (seja como um elemento de troca ou apenas como algo para ser visto e admirado). Nesse caso, há que se ressaltar a presença de vários elementos: satisfação e prazer, exibição, poder e posse. Na dinâmica composta pelas redes sociais, com sites que permitem que você encontre e “acumule” amigos por características específicas, crie grupos de discussão e transite entre álbuns e comunidades vislumbramos a existência de um circuito que contrapõe palavra e imagem, um texto com características narrativas específicas, uma espécie de dispositivo virtual que estimula a gestação de lembranças e de representação – elos de uma mesma cadeia que serve para pontuar a escrita da memória social e a formação de novas identidades.
Palavras-chave: memória, redes sociais, identidade.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Ciências Sociais Unisinos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Ciências Sociais Unisinos acima explicitadas.