Calidoscópio

A revista Calidoscópio, Qualis A2, está indexada em importantes bases de dados/diretórios. É uma publicação quadrimestral da Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Sob o título Calidoscópio, coloca-se a concepção de Linguística Aplicada como área de conhecimento articuladora de múltiplos domínios de saber. Apresenta-se sob a perspectiva de que é possível, a partir de diferentes prismas teóricos, produzir, à semelhança de um calidoscópio, novas leituras e diferentes propostas, resultantes de diversas combinações.

  

Chamada de trabalhos – vol. 20, nº 3 (setembro / dezembro 2021)


Início das submissões: 01 de fevereiro de 2021

Prazo final para submissões: 31 de maio de 2021


PRÁTICAS DISCURSIVAS DO AMBIENTE DIGITAL

 

Esta edição da Calidoscópio receberá submissões de trabalhos originais acerca da tecnodiscursividade, ou seja, investigações sobre as características dos textos/discursos produzidos on-line, que se coconstituem de linguagem e tecnologia.  A ligação indissociável de matéria linguageira e tecnologia acarreta categorias próprias, como os tecnogêneros, além de noções peculiares ligadas às características das interações relacionais e ubíquas realizadas nos ambientes digitais. Essa visão embasa-se nos estudos da Análise dos Discursos Digitais, sendo igualmente bem-vindos trabalhos que dialogam teoricamente com a proposta descrita, ao conceberem a própria internet como corpus para estudos tecnolinguageiros.

Aceitam-se artigos que trazem resultados de pesquisas que adotam essa perspectiva teórica e que considerem as contingências, os desafios e as possibilidades metodológicas que o enfoque tecnolinguageiro gera.

As submissões, além de serem realizadas diretamente no site da revista entre 1º de fevereiro de 2021 e 31 de maio de 2021, devem seguir as orientações da Calidoscópio para autores e utilizar o modelo de submissão disponível neste link.

 

Organizadores:

Maria Eduarda Giering (UNISINOS)

Mônica Magalhães Cavalcante (UFC)

Roberto Leiser Baronas (UFSCar)

____________________________________________

Solicitamos a leitura atenta de todas as diretrizes para autores antes da submissão do artigo.


v. 18, n. 3 (2020): Setembro/Dezembro

Sumário

Apresentação

Apresentação
Caio Mira, Larissa Brangel, Êrica Iracet
PDF
485-486

Artigos

João Pedro Delorenci Toscano Costa, Elizabeth Sara Lewis
PDF
487-509
Andréa Franciéle Weber
PDF
510-526
Elayne Gonçalves Silva, João Batista Costa Gonçalves, Claudiana Nogueira de Alencar
PDF
527-546
Gervásio Absolone Chambo
PDF
547-569
Adriana Rodrigues de Abreu, Adriana Nogueira Accioly Nobrega
PDF
570-589
Luciane de Paula, Ana Carolina Siani
PDF
590-615
Flaviane Faria Carvalho
PDF
616-630
Zilda Gaspar Oliveira Aquino, Leticia Fernandes Britto-Costa
PDF
631-645
Ines María Garcia-Azkoaga
646-664
Márcia Adriana Dias kraemer, Terezinha da Conceição Costa-Hübes, Pamela Tais Clein Capelin
PDF
665-690
Rosivaldo Gomes
PDF
691-713
Luís Barbeiro
PDF
714-737
Dayane Celestino de Almeida, Letícia Kaori Hanada
PDF
738-749
Eliane Mariano de Oliveira de Albuquerque
PDF
750-766

Entrevista

Identity and investment in language education: an interview with Bonny Norton
Bonny Norton, Christine Nicolaides, Caio Mira
767-775
English as a medium of instruction and internationalisation in Higher Education
Joyce Kling, Márcia Del Corona
776-781