Calidoscópio

A revista Calidoscópio, Qualis A2, está indexada em importantes bases de dados/diretórios. É uma publicação quadrimestral da Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Sob o título Calidoscópio, coloca-se a concepção de Linguística Aplicada como área de conhecimento articuladora de múltiplos domínios de saber. Apresenta-se sob a perspectiva de que é possível, a partir de diferentes prismas teóricos, produzir, à semelhança de um calidoscópio, novas leituras e diferentes propostas, resultantes de diversas combinações.

Os autores e coautores devem possuir a titulação mínima de mestre. Serão aceitas submissões de doutores, doutorandos e mestres.

______________________________________________

Chamada Aberta

Número 1 de 2021 (vol. 19, n.1, janeiro-abril)

O papel da linguagem na reflexão sobre temas públicos em tempos de pandemia da covid-19

Editores:

Anna Christina Bentes (Unicamp)

Edwiges Morato (Unicamp)

Caio Mira (Unisinos)

Este número temático busca trazer ao público do campo dos estudos da linguagem e também do campo das outras ciências humanas um conjunto de textos que discutam o papel da linguagem, considerando-se diferentes fenômenos e/ou objetos de natureza verbal e/ou multimodal, na emergência de temas públicos no contexto da pandemia de covid-19. Um dos principais objetivos desse número é contribuir para o entendimento de como os temas públicos, especialmente aqueles relacionados ao combate à crise sanitária no Brasil, foram discursivizados nas mídias tradicionais e sociais por meio dos mais diversos gêneros (pronunciamentos públicos de autoridades locais e/ou nacionais, de políticos, entrevistas de cientistas, lives etc). O mapeamento desses temas e a compreensão de como fenômenos de natureza linguístico-discursiva os constituem (categorização social, metaforização, argumentação etc) é um outro objetivo do dossiê. Por fim, o número temático também busca trazer vozes contra-hegemônicas que construíram um lugar no interior dessas esferas públicas de debate, produzindo disputas dos sentidos sociais acerca do evento mais importante desse nosso tempo: a pandemia de covid-19.

Prazo de submissão: 30 de outubro de 2020.

___________________________________________________

As submissões à Calidoscópio deverão ser realizadas conforme o modelo disponibilizado neste link. Solicitamos a atenção dos autores aos elementos de diagramação desse documento. Informamos que as submissões realizadas em desacordo com o modelo de diagramação serão arquivadas.

Solicitamos a leitura atenta de todas as diretrizes para autores antes da submissão do artigo.

A Calidoscópio aceita somente submissões de artigos que sejam resultados de pesquisa. Não serão admitidos para avaliação textos que sejam resenha, ensaio, revisão bibliográfica ou capítulo de tese/dissertação.

Em caso de artigos que tenham dados com seres humanos, é obrigatória a aprovação em Comitê de Ética da instituição responsável pela pesquisa. Essa informação deve constar explicitamente na seção de metodologia. As submissões que não tiverem ou não apresentarem a aprovação de Comitê de Ética serão rejeitadas.


v. 18, n. 2 (2020): Maio/Agosto

Sumário

Apresentação

Formação de Professores/as: contextos, perspectivas e práticas em Linguística Aplicada
Anderson Carnin, Ana Maria de Mattos Guimarães, Luísa Álvares Pereira, Caio Mira
PDF
247-249

Artigos

Alexandre José Cadilhe, Henrique Rodrigues Leroy
PDF
250-270
Isabel de Oliveira e Silva Monguilhott, Maria Izabel de Bortoli Hentz
PDF
271-290
Maria Angela Paulino Teixeira Lopes
291-306
Ana Paula Seixas Vial, Marine Laísa Matte, Simone Sarmento
PDF
307-327
Eliane Gouvêa Lousada, Suélen Maria Rocha
PDF
328-350
Margarete Schlatter, Everton Vargas da Costa
PDF
351-372
Paula Kracker Francescon, Vera Lúcia Lopes Cristovão
PDF
373-392
Rana Hasan Kandeel
393-414
Carla Alessandra Cursino
PDF
415-434
Gladys Quevedo-Camargo
PDF
435-459
Luciana Graça
PDF
460-476

Entrevista

Teacher training, equality, access and critical literacy in COVID-19 times
Dorotea Frank Kersch, Gabriela Krause dos Santos, Karin Paola Meyrer, Mellinee Lesley
477-484