Calidoscópio


A revista Calidoscópio, com classificação Qualis A2 está indexada em importantes bases de dados/diretórios (Scopus – Elsevier e EBSCO). É uma publicação quadrimestral da Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Sob o título Calidoscópio, coloca-se a concepção de Linguística Aplicada como área de conhecimento articuladora de múltiplos domínios de saber. Apresenta-se sob a perspectiva de que é possível, a partir de diferentes prismas teóricos, produzir, à semelhança de um calidoscópio, novas leituras e diferentes propostas, resultantes de diversas combinações.

Serão aceitos artigos

  • De doutores, doutorandos e mestres;
  • De graduandos, graduados e mestrandos, quando em coautoria com mestres, doutorandos ou doutores.

Atenção

A partir de 2020, a Calidoscópio será organizada em números temáticos e atemáticos, mantendo a periodicidade quadrimestral. Solicitamos aos autores que consultem as chamadas para publicação em nosso site.

Chamada para publicação

Número 2 de 2020 (vol. 18, n. 2, maio-agosto)

Formação de Professores/as: contextos, perspectivas e práticas em Linguística Aplicada

Organizadores: Anderson Carnin (Unisinos), Ana Maria de Mattos Guimarães (Unisinos) e Luísa Álvares Pereira (Universidade de Aveiro)

Ementa:

No cenário brasileiro – e também no internacional – a formação de professores/as é temática sempre presente na agenda de pesquisa da Linguística Aplicada (LA), merecendo espaço em grandes eventos da área (AILA, CBLA, CLAFPL, entre outros), em publicações especializadas e mobilizando grande parte, também, dos esforços e projetos de pesquisa desenvolvidos por pesquisadores/as vinculados à LA. Nesse contexto, vê-se a força da tradição dessa temática de pesquisa, mas abre-se, também, espaço para novas indagações, especialmente no momento atual, em que a mudança e a ressignificação de práticas formativas impera, exigindo que a universidade (e/ou outros espaços formativos) também reinvente(m) seu papel na formação de professores/as, nomeadamente nas práticas formativas desenvolvidas sob o escopo da Linguística Aplicada. Este número temático da Calidoscópio (v. 18, n2 Maio/Agosto) propõe-se, então, a reunir pesquisas voltadas à questão da formação de professores/as sob o escopo da LA, especialmente aquelas que podem auxiliar na construção de uma “cartografia” sobre o cenário atual das pesquisas nesse campo. Para tanto, algumas perguntas podem orientar a contribuição de pesquisadores/as interessados/as em socializar suas pesquisas junto a este número temático. São elas:

- De quais problemas em/sobre formação de professores/as se ocupam atualmente os/as linguistas aplicados/as? Que perspectivas teórico-metodológicas iluminam as reflexões daí derivadas? Quais resultados de pesquisa já encontrados evidenciam o impacto em práticas formativas e podem ser socializados/explorados em outros contextos? Como são disseminados os conhecimentos produzidos em LA acerca da formação de professores/as no século XXI? Como essas pesquisas produzem respostas que trazem ganho a práticas formativas vivenciadas pelos/as professores/as e à Educação Básica e/ou Superior? Que papel desempenham os estudos produzidos no campo aplicado dos estudos na linguagem na formação de professores/as e em políticas públicas?

Prazo de submissão: 30 de março de 2020

A indicação da chamada deve ser feita no arquivo da submissão, logo após o título do artigo.

As submissões à Calidoscópio deverão ser realizadas conforme o modelo disponibilizado neste link. Solicitamos a atenção dos autores aos elementos de diagramação desse documento. Informamos que as submissões realizadas em desacordo com o modelo de diagramação serão arquivadas.


v. 17, n. 3 (2019): Setembro/Novembro

yana ponsel

Sumário

Apresentação

Apresentação PDF
Larissa Brangel, Caio Mira, Joseane Souza

Artigos

Violência verbal e argumentação nas redes sociais: comentários no Facebook PDF
Ana Lúcia Tinoco Cabral 416-432
Impolidez em textos on-line no facebook: análise das escolhas lexicais numa perspectiva textual-interativa PDF
Ricardo Rios Barreto Filho, Herbertt Neves, Kazue Saito Monteiro de Barros 433-452
O Brasil no aplicativo Le Monde: reflexões sobre uma sintaxe discursiva do destacamento PDF
Érika de Moraes 453-474
“Povo”, “popular”, “people(’s)”: efeitos de minoração e facilitação de leitura em enciclopédias ditas populares PDF
Phellipe Marcel da Silva Esteves, Jessica Siqueira Alvarenga 475-493
Um léxico de verbos do dizer para tradutores – e considerações sobre a classificação dos verbos de elocução PDF
Bianca Freitas Saburi Costa, Cláudia Freitas 494-512
A potencialidade da teoria da linguagem benvenistiana para o estudo da relação língua-indivíduo-sociedade: o caso dos estrangeirismos no português brasileiro contemporâneo PDF
Carolina Knack, Carmem Luci da Costa Silva, Giovane Fernandes Oliveira 513-527
¿Qué representaciones sociales construyen los estudiantes universitarios chilenos del área de la salud sobre la escritura multimedial y multimodal? PDF (Español)
Liliana Vásquez-Rocca, Magaly Varas Alarcón, Francisca Villalón 528-553
En búsqueda de una voz disciplinar: intertextualidad en escritura académica de formación en carreras de humanidades PDF (Español)
Valentina Fahler, Victoria Colombo, Federico Navarro 554-574
Do propositor de significados ao mediador cultural: os papéis do professor de Literatura em um projeto de adaptação audiovisual PDF
Bruno Cuter Albanese 575-591
Processos de textualização em textos não verbais: formando professores na perspectiva dos multiletramentos PDF
Marco Antonio Villarta-Neder, Helena Maria Ferreira 592-614
Fatores pragmáticos da textualidade e o uso de charges nas séries finais do ensino fundamental: uma aproximação possível PDF
Rodrigo Aparecido dos Santos, José Otavio Baldinato 615-638
Prática de avaliação de produções escritas em português de aprendizes chineses Writing assessment practices used by Chinese learners of Portuguese PDF
Fangfang Zhang 639-658

Entrevista

An overview of Electronic Lexicography and the directions for its future: an interview with Gilles-Maurice de Schryver PDF (English)
Gilles-Maurice de Schryver, Rove Chishman, Bruna da Silva 659-683


ISSN: 2177-6202 - Melhor visualizado no Mozilla Firefox

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0

São Leopoldo, RS. Av. Unisinos, 950. Bairro Cristo Rei, CEP: 93.022 -000. Atendimento Unisinos +55 (51) 3591 1122

Projeto gráfico: Jully Rodrigues


 

SCImago Journal & Country Rank Crossref Member Badge Crossref Similarity Check logo