A engenharia didática e o ensino do gênero debate eleitoral nos anos finais do ensino fundamental

Ana Elisa Jacob, Luzia Bueno

Resumo


Objetivamos apresentar algumas considerações sobre um caso específico de ensino do gênero debate eleitoral a alunos dos anos finais do Ensino Fundamental, expondo os procedimentos, as atividades, as ações docentes, as potencialidades e fragilidades das implementações e inovações, colaborando, assim, com as discussões sobre a Engenharia Didática, bem como com aquelas concernentes ao ensino de gêneros orais. Para isso, recorremos, teórico-metodologicamente, aos estudos do Interacionismo Sociodiscursivo, da Didática das Línguas Genebrina e dos Letramentos Sociais. As análises nos revelam que a Engenharia Didática mostrou-se eficaz quanto à elaboração de dispositivos didáticos para o desenvolvimento do aluno e do professor.

Palavras-Chave: Engenharia Didática; debate eleitoral; gêneros orais.

 


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DOI: https://doi.org/10.4013/cld.2020.181.05



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ISSN 2177-6202