Aspectos de ensino e de aprendizagem na alfabetização de crianças

Meirielle Tainara Souza, Ana Cláudia Souza

Resumo


Este artigo apresenta estudo experimental, conduzido como parte de pesquisa de mestrado em Linguística, área de concentração Psicolinguística, com o objetivo de investigar os seguintes aspectos relativos ao ensino e à aprendizagem na formação de leitores e leitoras na alfabetização: consciência fonêmica (Testes da Bateria Balesc, Godoy, 2001) e leitura (Testes da Bateria de Recepção e Produção da Linguagem, Scliar-Cabral, 2003) dos(as) estudantes, e objeto e realização das aulas (Protocolo de Observação de aulas). O estudo foi desenvolvido com duas turmas de 1º ano do Ensino Fundamental de duas escolas públicas estaduais, totalizando 22 participantes. Os resultados obtidos indicam a não promoção da alfabetização durante o ano letivo e a não sistematização do ensino do sistema de escrita alfabético, em nenhum dos contextos estudados.

Palavras-chave: alfabetização; ensino e aprendizagem de leitura; psicolinguística.


Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.4013/cld.2020.181.03



SCImago Journal & Country Rank

ISSN 2177-6202