Prática de avaliação de produções escritas em português de aprendizes chineses

Fangfang Zhang

Resumo


Este artigo configura um recorte de uma tese de doutorado que estuda a prática de avaliação de produções escritas em português de aprendizes chineses e analisa as mudanças realizadas na reescrita a partir do feedback dado pelo colega e pela professora. Partindo de parâmetros de avaliação embasados na noção de gênero do discurso e do fato de que todos os participantes receberam um feedback para a reescrita, busco discutir a correção e o feedback fornecidos pelo colega e pela professora numa pesquisa que envolve 15 alunos chineses matriculados na disciplina de leitura de um Curso de Graduação em Língua Portuguesa na China. Após analisar e comparar os 135 textos coletados, constatou-se que tanto os alunos quanto a professora realizaram correções indicativas, resolutivas e textuais-interativas (bilhete). Os alunos priorizaram correções de recursos linguísticos (aspectos gramaticais e ortográficos), e a professora focalizou correções de uso das informações do texto base e correções relativas à situação de produção textual, como a interlocução, o uso de informações além do texto base. As práticas de produção de texto analisadas neste estudo – orientações de escrita e reescrita tendo como base aspectos relevantes ao gênero do discurso e a reescrita a partir do feedback dado por diferentes leitores dos textos – podem inspirar propostas de ensino que visem ao trabalho de escrita como prática social e que busquem propiciar oportunidades de análise e reescrita do texto para promover a aprendizagem.

Palavras-chave: avaliação; produção escrita; gênero do discurso; correção; feedback

 


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DOI: https://doi.org/10.4013/cld.2019.173.12



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ISSN 2177-6202